Gerdau reutiliza 97,5% de água no processo de produção do aço

A empresa tem uma das melhores taxas de recirculação de água na indústria mundial do aço

Hidreletrica

Preocupada em garantir a operação sustentável em suas usinas, a Gerdau, líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo, possui uma das melhores taxas de recirculação de água na indústria mundial do aço, com um índice médio superior a 97,5%. Na prática, essa totalidade da água é reutilizada, descontando-se uma pequena quantidade de 2,5% que corresponde principalmente a perdas por evaporação.

Além dos benefícios ao meio ambiente, a recirculação de água proporcionou, em 2016, uma redução de custos na ordem de R$ 18 milhões. Esses bons resultados no processo de reutilização da água se devem a investimentos contínuos em avançados sistemas fechados de tratamento e recirculação. Em 2016, foram investidos R$ 234 milhões em projetos de melhorias ambientais que também incluem ações de preservação da água. A gestão da água é um fator tratada com máxima atenção pela Gerdau, uma vez que a água é um dos recursos naturais essenciais na produção do aço.  Na usina da Gerdau no Rio de Janeiro, por exemplo, houve redução da vazão de captação do recurso de 600 para 368 m³/h nos últimos dois anos por intermédio de projetos e melhorias internas.

“O aumento da escassez de água gera custos cada vez mais altos para a disponibilização desse recurso para toda a sociedade. A indústria tem se esforçado em realizar investimentos e práticas operacionais que possibilitam a recirculação da água e a redução do seu consumo, conseguindo resultados cada vez mais expressivos. Acredito que houve importante evolução, mas ainda há espaço em toda sociedade para avanços no combate ao desperdício”, explica Hermenio Gonçalves, Diretor Corporativo Industrial, Engenharia e Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

A Gerdau conta com diversos reconhecimentos em função do projeto de reutilização da água. No Peru, por exemplo, foi agraciada pelo governo local com o “Premio a la Ecoeficiencia Empresarial en la categoría de Gestión del Agua” por ter registrado zero efluentes. No Chile, a unidade da Gerdau é considerada uma das 10 mais sustentáveis do país, segundo o Estudo Anual de Sustentabilidade e Investimentos Responsáveis da Agenda de Líderes Sustentáveis 2020 (ALAS 20). A instância reconhece as empresas e profissionais que se destacam por sua liderança nos setores ambientais, sociais e econômicos. Em Carrolton, nos EUA, uma das plantas da Gerdau foi reconhecida com um prêmio de distinção ambiental em 2016 pelo Departamento de Serviços Ambientais da região.

 

Sobre a Gerdau              

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.


Fonte: AI

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s