Italianos criam telha que já vem com placas solares

A invenção é uma alternativa aos painéis fotovoltaicos tradicionais, que são grandes e pesados.

 

img320

As empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM desenvolveram a Tegola Solare, uma telha cerâmica com células fotovoltaicas integradas. É uma alternativa sustentável que não atrapalha a estética original das telhas, como acontece muitas vezes com os painéis fotovoltaicos tradicionais, que são grandes e pesados.

Cada telha tem quatro células que transformam a luz solar em energia elétrica, e a fiação fica logo embaixo do telhado. A invenção pode gerar cerca de 3 kW de energia em uma área instalada de 40 m², o que já seria capaz de suprir as necessidades energéticas da residência.

As telhas fotovoltaicas são mais caras do que as placas convencionais, mas sua instalação é feita como a de qualquer outro telhado.

Fonte: Gazeta do Povo

Anúncios

27 comentários sobre “Italianos criam telha que já vem com placas solares

  1. Alguém poderia me informar qual é a estimativa de durabilidade dessas telhas, e sabe-se a respeito da resistência à granizo? Se uma unidade estragar ou perder a efetividade, as demais continuam trabalhando normalmente ou compromete-se a eficiencia? Algum lugar para comprar no Brasil ou tem-se que importar?
    Grato,
    Farion

    Curtir

  2. Importante que sejam respondidas as questões apontadas no primeiro comentário, o do Marcos Farion e se pudessem oferecer uma estimativa de custo instaldo .

    Curtir

  3. Esse projeto elétrico supera a construção da hidrelétrica de São Luis no Rio Tapajos pos a nossa região Norte é riquíssima em energia solar falta vontade política do governo Brasileiro que cada vez mais destrói a nossa Amazônia legal

    Curtir

  4. El problema de esos grandiosos inventos sustentables sigue siendo su elevado costo, mientras no se logre industrializar este tipo de sistemas y lograr que su costo sea asequible para las mayorías, la sustentabilidad en la construcción seguirá siendo una utopía y solo la realidad de una élite social.
    Rafael

    Curtir

  5. Pingback: Italianos criam telha que já vem com placas solares | Desacato

  6. Nada novo: os principais fabricantes (que investem em pesquisas) de placas fotovoltaicas já fazem esse tipo de aplicação há umas duas décadas. Existem células flexíveis, de polímeros especiais, que acompanham as curvas e podem ser, inclusive, coloridas e transformadas em revestimento para janelas ou qualquer outro objeto exposto ao sol. O grande problema é a eficiência variável e aí, talvez esse modelo surja como alternativa melhor por usar o ‘bom e velho’ silício dopado.

    Curtir

  7. Realmente seria ótimo se todos nós, brasileiros, conseguimos usar essa fonte de energia. Mas em Janeiro, baseando-se em meu consumo atual, e em pequenas modificações para instalar 2 aparelhos de ar condicionado, ( estimando consumos de 500kw mês, hoje gasto em torno de 200 a 250) , ou seja dobrando meu consumo, fiz um orçamento para instalar paneis fotovoltaicos e fiquei abismada com o custo ( altíssimo para o padrão brasileiro ) 28 mil reais…. Pelo estudo, os painéis se pagariam depois de 7 anos … Mas eu ainda continuaria pagando a eletricidade pública ( hoje em torno de 15 reais e a taxa básica em torno de 30 a 40 reais ) tornando este projeto inviável para mim … Isso se o governo não decidir taxar a produção desse tipo de eletricidade no futuro ….

    Curtir

  8. Farai os mesmos questionamento do Sr.marcos Farion, tipo de resistência mecânica e intemperes, durabilidade, custos por placa, qual a fiação ideal para instalação e principalmente onde comprar aqui no Brasil.

    Curtir

  9. Pingback: Fabricante italiana desenvolve telhas que substituem painéis solares tradicionais – Rss

  10. Pingback: Telhas que substituem painéis solares tradicionais já existe! | Guia de Terapeutas

  11. É recomendado que se lave o painel pelo me os uma vez por ano, para evitar que a sujeira diminua a intensidade de luz… Acho quenessas telhas a limpeza será muito mais trabalhosa

    Curtir

  12. Pingback: Italianos criam telha que já vem com placas solares – Bloco K

  13. HAVERÁ UMA REVOLUÇÃO NAS RESIDÊNCIAS , COMO TAMBÉM, MUITO CONFORTO. COM O CALOR QUE TEMOS NO BRASIL, PODEREMOS USAR A VONTADE O AR CONDICIONADO E OUTROS APARELHOS QUE REFLETEM NO BOLSO, MENSALMENTE. ESPERO QUE SEJA UMA REALIDADE EM BREVE.

    Curtir

  14. Sustentabilidade!!!
    Bem criativo este projeto bem como também os demais que vem de encontro a uma economia voltada a sustentabilidade.
    Sou empresário, possuo uma “Trading Company” no Brasil e no exterior e trabalho com consultoria e assessoria no comércio exterior procurando estruturar as empresas preparando sua internacionalização buscando sempre melhores tecnologias e exemplos concretos e positivos num todo atendendo mais de 130 países com os serviços “door-to-door” em operações de importação, exportação, drawback, back to back, armazenagem e distribuição, estudo de mercado, prospecções de clientes e fornecedores fazendo uma adequação e preparo completo da empresa e todas os demais serviços envolvendo o comércio exterior.
    Escrevo isto mais para externar o meu propósito pessoal.
    Atuo muito também em projetos sociais na prestação de serviços à comunidade e conhecendo vários ambientes.
    Percebo muito como um projeto deste seria bem quisto para amenizar os problemas sociais proporcionando uma melhor qualidade de vida, trazendo um melhor conforto aos menos favorecidos.
    Por exemplo, em minhas horas de folga convivo com uma entidade de religiosas onde moram de 40 a 50 pessoas na maioria senhoras idosas com problemas de saúde.
    O prédio foi estruturado e construído dentro de uma realidade de muitas décadas atrás.
    Em relação à parte elétrica, possui uma dificuldade muito grande para evoluir e proporcionar algum conforto para as necessidades dos residentes.
    As sensações térmicas sentidas pela alta e baixa oscilação das temperaturas principalmente nas estações inverno e verão são insuportáveis para um ser humano principalmente pela idade avançada destas pessoas.
    Além deste peso pessoal que verifico, enxergo também outros exemplos que já inclui a dificuldade financeira como dezenas de chuveiros elétricos, torneiras, vários equipamentos utilizados internamente por cada uma delas em seus aposentos como ar condicionado, ventiladores, aquecedores, aparelhos diversos elétricos, etc. … que colaboram para o alto custo junto a companhia elétrica.
    Escrevo isto não só por admirar muito e me sentir incentivado ao receber notícias destas revoluções, mas principalmente para externar a minha vontade e o meu propósito de tentar a parceria com desenvolvedores de projetos como estes que queiram expandir no mercado com uma visão bem concreta de sustentabilidade.
    Acredito muito, que além do benefício que trarão a estes ambientes, terão também com certeza um grande retorno profissional com esta visão que não deixa de ser um marketing bem aceito e respeitado para evoluir e comercializar os seus projetos para outros tipos de clientes como residências e empresas corporativas.

    Agradeço a atenção de todos.
    Para aqueles que não só estão na parte de admiração e envolvimento, mas principalmente estão focados e comprometidos em algum projeto concreto de sustentabilidade, deixo abaixo os meus contatos, caso queiram retornar.

    Obrigado!

    Celso Segovia

    CEL Pessoal (Whats) +55 51 98123.0104

    TEL Comercial +55 51 3516.2001
    CEL Comercial +55 51 98251.9344
    SKYPE belog-celso.segovia
    MAIL celso.segovia@belogbrasil.com
    WEB http://www.belogbrasil.com

    BELOG BRASIL
    / expanding business
    Avenida Iguaçu, 197 / 301/302 – Petrópolis
    90470-430 – Porto Alegre, RS – Brasil

    Curtir

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s