Referência em construção de baixo impacto ambiental é instalada em Santa Catarina

construção baixo impacto ambiental

O setor da construção civil inova mais uma vez em Blumenau, com a instalação de um laboratório destinado às pesquisas na área habitacional. A montagem, realizada em fevereiro, foi feita por técnicos qualificados da Habitech Trento e aprendizes locais.

A inauguração da estrutura será no próximo dia 6 de abril. O projeto Habitech leva o nome do instituto italiano de Trento, que fechou parceria com o Sindicato da Indústria da Construção de Blumenau (Sinduscon) e Sistema Fiesc para montar uma edificação de 200 metros quadrados, dotada do conceito “greenbuild bussines”, que são construções de baixo impacto ambiental, alto conforto e produtoras de energia. Trata-se do primeiro protótipo europeu nas Américas, destinada aos estudos e pesquisas, especialmente por estudantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia da região, bem como de empresas associadas ao Sinduscon e estudantes de cursos técnicos do Senai.

De acordo com o engenheiro Amauri Alberto Buzzi, que está à frente do projeto, a edificação apresenta baixo impacto ambiental porque utiliza painéis pré-moldados em madeira renovável para a sua construção, que equivale às construções de alvenaria.

O projeto segue o modelo de construção a seco, pois não utiliza água na sua execução. “A estrutura será uma referência para construção civil como um todo, pela apresentação e acesso às tecnologias atuais. A cobertura contará com painéis fotovoltaicos, que funcionam como “espelhos” para captar luz solar e produzir energia elétrica própria”, explica. O projeto Habitech foi instalado na Rua Harry Pofhal, no Bairro Escola Agrícola, em um terreno cedido pelo Senai e Sistema Fiesc, também parceiros do projeto. Seu principal objetivo é apresentar as novidades no setor de habitação, estimulando, por exemplo, o baixo consumo de energia e menor custo com mão de obra.


Fonte: CBIC Hoje (Com informações do Sinduscon-Blumenau)

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s