Iniciativa pioneira em reciclagem de esponjas atinge a marca de meio milhão de unidades coletadas

Programa mobiliza o consumidor a reciclar suas esponjas usadas e ainda gerar doações a entidades carentes

Graças ao engajamento de cerca de 500 mil consumidores em todo o Brasil, o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas atinge a marca de 4 toneladas de resíduos coletados. A iniciativa atua desde junho de 2014 como a primeira e única do mundo a transformar esponjas de limpeza doméstica usadas em matéria-prima para fabricar novos produtos,  como pás de lixo, lixeiras, suportes de notebook, entre outros. Em vez de aterros e lixões, as esponjas passaram a contar com uma alternativa ambiental e cíclica de descarte – veja todas as etapas do processo de reciclagem no vídeo a seguir: 

O programa aposta no protagonismo do consumidor para a formação de redes de coleta em prol do meio ambiente e causas de alto impacto social. A dinâmica é simples: basta se cadastrar no site da TerraCycle, empresa responsável pelas soluções ambientais, através deste link e começar a coletar esponjas de limpeza doméstica de qualquer marca, seja em casa, no trabalho,  na escola ou onde preferir. Assim que o peso mínimo para envio for atingido (500 gramas), o consumidor poderá solicitar a sua etiqueta pré-paga  na página do programa e fazer o envio de suas remessas de qualquer agência Correios, em qualquer lugar do Brasil, sem nenhum custo.  A cada esponja enviada à TerraCycle, o consumidor soma 2 pontos, que se convertem em R$ 0,02. Todo o valor juntado é doado a uma escola ou instituição sem fins lucrativos à escolha dos próprios consumidores. A participação é inteiramente gratuita.

“Quando descobri o programa de reciclagem de esponjas achei muito interessante, pois eu jamais saberia que era possível reciclar esse tipo de resíduo, sempre as jogava no lixo comum e achava que elas eram feitas de um material biodegradável. Para cada pessoa que eu falo sobre a reciclagem de esponjas é uma surpresa, pois além de ajudar o meio ambiente, você também ajuda uma instituição”, comenta Camila Matte, empresária e líder comunitária participante do programa de coleta.

Com o intuito de estimular ainda mais as práticas de consumo alinhadas à consciência ambiental, em março será lançada a campanha “Limpando Minha Casa”, que irá premiar os dez participantes que mais coletarem esponjas de limpeza doméstica no período de 1 de março a 30 de junho de 2017. O prêmio consiste em 66 mil pontos extras para os usuários, cada ponto equivale a R$ 0,01 centavo que depois será  revertido em doações para ONGs de todo o país.

O Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas é uma parceria entre a Scotch-Brite (3M) e a TerraCycle,  Para saber mais, acesse: 


Fonte: AI

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s