Marca de shampoo inova e desenvolve a primeira embalagem reciclável feita de plásticos retirados dos oceanos

A P&G anuncia  no Fórum Econômico Mundial de Davos que a sua marca Head & Shoulders, número um de xampu do mundo, irá produzir a primeira embalagem reciclável feita de plásticos retirados das praias.

bottle h&s.jpgTodos nós sabemos que ainda enfrentamos um problema muito sério com o descarte inadequado de lixo nas praias, o que acaba afetando não só o nosso meio ambiente, mas também os animais, que muitas vezes acabam ingerindo ou se ferindo com esses resíduos. A estimativa é de que 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nas praias todos os  anos, e caso esta tendência se mantenha, até o ano de 2050 teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos.

Pensando nisso, a P&G desenvolveu uma solução em parceria com duas empresas especializadas em soluções ambientais, a TerraCycle e a SUEZ,  para transformar materiais plásticos descartados nos oceanos em embalagens recicláveis de xampu da marca Head & Shoulders. Essa edição limitada estará disponível inicialmente na França, mas com planos de expansão para outros países, e terá a maior produção do mundo de embalagens feitas com plásticos pós-consumo coletados nas praias.

É um passo extramemente importante dentro de uma cadeia de fornecimento única, que envolve o apoio de milhares de voluntários e centenas de ONGs na etapa de coleta. Além disso, a P&G anunciou que até o final de 2018 serão produzidos anualmente mais de meio bilhão de embalagens utilizando 25% de plástico reciclado pós-consumo na Europa. Isso representa mais de 90% de todas as embalagens de produtos para cabelo comercilizadas.

Esta parceria representa um passo importante para a TerraCycle. Estamos orgulhosos de trabalhar com uma das maiores marcas do mundo para desenvolver um produto inovador. Criando a primeira embalagem reciclada de shampoo  do mundo com plásticos retirados das praias, é uma iniciativa momorável  . Com a economia circular ganhando força, esperamos que outras marcas globais trabalhem com soluções verdes e usem sua influência para impulsionar a mudança em benefício do meio ambiente “. Explica Tom Szaky, CEO da TerraCycle.

 

O projeto vai exigir um fornecimento de 2.6 toneladas de plástico reciclado todos os anos – o mesmo peso de oito Boeings 747 totalmente carregados. O plástico resgatado dos oceanos é notoriamente difícil de coletar e processar porque muitas vezes está disperso e quase degradado e por isso, centenas de organizações e voluntários irão ajudar na coleta em praias, rios, portos e outras vias navegáveis. O plástico será processado pela TerraCycle e enviado para a P&G e as suas sobras serão utilizadas para produzir bancos e mesas de piquenique, que serão doadas a instituições sem fins lucrativos.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos,  como  baldes,  vasos,  bancos,  entre  outros.  Por  meio  de seus  programas  de  reciclagem, a TerraCycle  engaja  globalmente  mais  de  60  milhões  de  consumidores,  verdadeiros  protagonistas  desta transformação socioambiental,  que  não  só  viabiliza  o  descarte  ambientalmente  correto  de  resíduos,  como também promove doações  a  instituições  sem  fins  lucrativos  escolhidas  pelos  próprios  participantes. De esponjas de limpeza doméstica a fraldas usadas, até hoje a TerraCycle não encontrou nada que não pudesse ser reciclado. No Brasil, mais de 30 milhões de itens pré e pós-consumo já foram reciclados e mais de 500 mil reais doados  a  escolas  e  entidades  de  caridade. Em  2016,  a  TerraCycle ganhou o prêmio Eco Brasil, o prêmio promovido por Amcham em parceria com o Estadão, é o mais tradicional troféu de sustentabilidade do país. Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, Colgate-Palmolive, L’Occitane e 3M (Scotch-Brite).


Fonte: AI

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