É hora de juntar os materiais de escrita: Campanha nacional alia reciclagem e doações a entidades carentes! Participe

“Faxina nos Armários” entra em ação para convidar escolas e ONGs de todo o Brasil a se tornarem pontos de coleta de lápis, canetas, lapiseiras, e ainda fortalecerem causas sociais

cleaning-the-cabinets_2016_social-media_v1_br

Na defesa do equilíbrio entre economia e natureza por meio de práticas de sustentabilidade, a Faber-Castell traz a quinta edição de “Faxina nos Armários”, ação que tem como objetivo principal o incentivo à reciclagem dos instrumentos de escrita não mais utilizados. Com o fim do ano letivo, em vez de jogá-los fora, a iniciativa convida alunos de todo o Brasil a mobilizar parentes, amigos, professores e demais interessados em coletar e reciclar o maior número possível dos seguintes materiais: lápis, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca-textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco, quebrados ou em desuso, independente da marca. A campanha irá premiar os dez participantes que enviarem o maior número desses itens à TerraCycle, empresa responsável pela gestão do programa, durante os meses de fevereiro a maio de 2017.

Entre os diversos prêmios, serão distribuídos 55 mil pontos bônus que valem doações a escolas ou entidades de caridade. Todos os itens coletados serão encaminhados a um fluxo de logística reversa que transforma os resíduos em matéria-prima introduzida na estrutura de novos produtos – como lixeiras, pás de lixo, vasos para plantas, entre outros.

A campanha surgiu pela primeira vez em 2013, fruto do interesse em reforçar o compromisso com o meio ambiente durante o período de fim do ano letivo, no qual há sensível aumento do descarte desses produtos. “Faxina nos Armários” faz parte do Programa Nacional de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, programa contínuo de coleta e reciclagem de materiais de escrita, firmado desde 2012 com a TerraCycle. Entre os vencedores das edições passadas, estão escolas e instituições sem fins lucrativos, mas vale frisar que qualquer um pode participar, de forma totalmente gratuita. Só em 2016, o programa mobilizou a coleta de mais de 230 mil instrumentos de escrita, o que ressalta o interesse dos consumidores por iniciativas de estímulo ao consumo consciente.   

 

faber-accepted-waste

Divulgação

Como participar? Basta se inscrever no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell no site da TerraCycle (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell). Alunos, pais, professores e demais interessados devem juntar os materiais de escrita e levá-los para suas escolas no início do ano letivo. Importante: Somente os materiais recebidos dentro do período de duração de “Faxina nos Armários” – 1° de fevereiro a 31 de maio de 2017 – concorrerão às premiações. Assim, para garantir sua participação, não deixe de observar o prazo de 3 a 5 semanas –contados da data de postagem – para o recebimento da remessa pela TerraCycle.

Lembrando que o programa permanece vigente mesmo após o término da ação, com a pontuação regular de R$ 0,02 por unidade (12gr).

Sobre a Faber-Castell

Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira plantada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. Com mais de 70 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfolio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Seu projeto de plantio  e seus EcoLápis são certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council). Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando nova certificação em 2010.

Em 2012, a empresa estabeleceu uma parceria com a TerraCycle e lançou a Brigada Faber-Castell, responsável pela transformação de instrumentos de escrita em matéria-prima reciclada, o que não só evita o uso de material virgem, como oferece um descarte adequado de resíduos no meio ambiente. O consumidor pode ajudar se inscrevendo gratuitamente no Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, por meio do site (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html). 

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos, como baldes, vasos, bancos, entre outros. Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 60 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental, que não só viabiliza o descarte ambientalmente correto de resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes. De esponjas de limpeza doméstica a fraldas usadas, até hoje a TerraCycle não encontrou nada que não pudesse ser reciclado. No Brasil, mais de 30 milhões de itens pré e pós-consumo já foram reciclados e mais de 500 mil reais doados a escolas e entidades de caridade. Em 2015, a TerraCycle foi eleita uma das 11 pequenas empresas com maior potencial de fazer a diferença na economia verde e inclusiva, com publicação no Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE, edição especial da Revista Página 22 (Número 99, Nov/Dez 2015), em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, Colgate-Palmolive, L’Occitane e 3M (Scotch-Brite)


Fonte: AI

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s