Primeira prova do Desafio Solar Brasil 2016 será realizada amanhã, em Búzios

Competição de barcos movidos à energia solar ocorre em Búzios até o dia 11 e reúne 19 equipes de quatro estados brasileiros

desafio-barco-energia-solar

Imagem: divulgação

Jovens estudantes de quatro estados brasileiros participam, amanhã, da primeira prova do Desafio Solar Brasil 2016, competição de barcos movidos a energia solar, que ocorre em Búzios, no Rio de Janeiro. O evento, que é promovido anualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social), em parceria com a Enel, a Prefeitura de Búzios e a Secretaria Estadual de Esporte, será realizado até domingo, dia 11. Ao todo, 19 equipes participarão das provas, que são divididas em sete etapas, com percursos de até 12 quilômetros. A primeira bateria começa às 9h, na Orla Bardot.

O Desafio Solar Brasil é um evento que une esporte, inovação e educação. O objetivo é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias em fontes de energia limpa e renovável para aplicação em projetos de mobilidade. Além disso, o Desafio Solar permite que os alunos coloquem em prática todo o conhecimento adquirido nas salas de aula. Os jovens são responsáveis pela construção das embarcações movidas pelo Sol. As placas solares utilizadas são fornecidas pela Enel Soluções, empresa do Grupo especializada em soluções inteligentes em energia. Cada embarcação utiliza de quatro a seis placas solares de 250 watts cada e até duas baterias com potência de um quilowatt cada, que garantem autonomia de até quatro horas por barco numa velocidade média de até 15 Km/h.

“A competição testa, de maneira integrada, o conhecimento dos estudantes em física, matemática e química. Também possibilita que os alunos desenvolvam noções de administração, comunicação, liderança e empreendedorismo”, explica Weules Correia, Coordenador do Cidade Inteligente Búzios, projeto da Enel que transformou Búzios em laboratório de pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia.

Na edição deste ano é esperada a participação de 250 jovens do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas e Pará. Dentre as equipes, quatro participarão pela primeira vez. São elas: equipe da Escola Naval, composta por aspirantes e militares do curso de formação de oficiais da Marinha; a equipe Solamazon, da Universidade Federal do Pará; equipe Smart CEFET; e equipe Bismark, do Instituto Federal Fluminense (IFF). E pelo terceiro ano consecutivo, o campeonato terá a presença de alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas de Búzios: Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

Provas

O circuito de provas do Desafio Solar 2016 começa no dia 07 de dezembro e tem sete etapas, com percursos de até 12 quilômetros. As equipes concorrem nas categorias catamarã e livre. A vencedora será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida para completar as provas no menor tempo.

Uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará ainda o melhor projeto de embarcação, sob o ponto de vista técnico, e o melhor vídeo entre as equipes participantes. Os vencedores serão homenageados com o Prêmio Fernando Amorim de inovação e receberão uma embarcação nova como prêmio.

Congresso

Em paralelo à competição, este ano será realizado o 1º Congresso do Desafio Solar Brasil. O evento ocorrerá no dia 9 de dezembro e discutirá os temas Veículos Elétricos, Fontes Alternativas de Energia e Educação em Ciências e Tecnologia. Também durante o congresso, haverá um minicurso de laminação gratuito aberto ao público, onde uma embarcação será laminada pelos alunos. Além disso, teremos a apresentação de um barco autônomo movido a energia solar que acompanhará os barcos da competição em uma das provas do evento.

Serviço:

DESAFIO SOLAR BRASIL 2016

Data: de 05 a 11 de dezembro

Local: Orla Bardot – Armação de Búzios – RJ

Chegada das equipes: 05/12 – ao longo do dia

Horário: Abertura oficial – (06/12) às 17h – Praça Santos Dumont

Início da primeira prova: 07/12 às 9h – Píer da Orla Bardot

www.desafiosolar.org

Sobre a Enel Brasil

A Enel Brasil, uma subsidiária do Grupo Enel, tem sede em Niterói (RJ) e mantém operações em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul. O grupo atua nos segmentos de distribuição, por meio das distribuidoras Enel Distribuição Rio (RJ) e Enel Distribuição Ceará (CE), geração, com a usina Enel Fortaleza (CE), transmissão, por meio da Enel Cien (RS), e soluções, com a Enel Soluções.


Fonte: AI

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s