Tecnologias para aterros sanitários serão destaque na BW Expo 2017

Feira reunirá novidades para gestão sustentável de água, energia, ar e resíduos

 

O crescimento exponencial da produção de resíduos no Brasil nos últimos anos tem gerado um grande desafio para as políticas públicas e empresariais, em especial, com a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/2010), que institui diversas ações e metas, incluindo a extinção de lixões nos municípios brasileiros entre 2018 e 2021. Isso significa que todos os resíduos que não podem ser reaproveitados ou reciclados deverão ser destinados para aterros sanitários.

Para contribuir com as instituições públicas e privadas, as empresas que atuam nesse segmento vêm desenvolvendo tecnologias inovadoras, que estarão em exposição na BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, de 7 a 9 de junho de 2017, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. São sistemas de drenagem, sistemas de impermeabilização, soluções de monitoramento do lençol freático, equipamentos destinados a operar resíduos sólidos, máquinas para a estação de tratamento de chorume, soluções de controle de odor e sanitarização de ambiente, que possibilitam obter mais eficiência, qualidade, gestão e sustentabilidade ambiental.

Um dos equipamentos utilizados é o compactador de resíduos sólidos, que apresenta como benefícios: o melhor aproveitamento dos espaços e redução de desmoronamentos, de chorume, do risco de incêndio, das pragas e da dispersão de lixo no ambiente com a ação do vento. “Sabemos que a compactação correta e eficiente de resíduos sólidos melhora o aproveitamento de espaço e consequentemente prolonga em muito o tempo de utilização do aterro, além da diminuição significativa dos custos operacionais, um dos grandes problemas que os prefeitos enfrentam hoje”, afirma Walter Rauen, CEO da Bomag Marini.

Segundo Rauen, o Brasil possui um enorme potencial para tratamento e compactação de resíduos em aterros sanitários. “Por isso acreditamos que a BW Expo realiza o importante papel de levantar o debate sobre tecnologias voltadas para o meio ambiente com uma feira de qualidade e principalmente seminários de peso, o que garante a participação de importantes empresas e instituições através de seus principais tomadores de decisão”.

No segmento de aterros sanitários, há ainda inovações destinadas à geração de energia limpa, a partir do gás metano, que é liberado pela decomposição de alguns tipos de matéria orgânica. Recentemente, foi inaugurada a maior termelétrica do Brasil movida a combustível renovável procedente da liberação desse gás, na cidade de Caieiras, em São Paulo. Antes de sua utilização para essa finalidade, o metano era queimado em flare. A termelétrica tem capacidade de gerar energia para abastecer cidades com cerca de 300 mil habitantes.

E esse mercado tem muito a crescer porque, segundo um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), os aterros sanitários do país têm capacidade acumulada para emissão de 892 milhões de toneladas de carbono em 30 anos, podendo gerar ao fim desse período 500 MWh, o que poderia abastecer cerca de 3,2 milhões de pessoas.

A BW Expo 2017 irá apresentar ainda novidades para gestão sustentável do ar, água e energia, que atendam as demandas dos setores público e privado e as necessidades da população,  sendo o único evento que contempla os quatro macrovetores ligados à sustentabilidade ambiental. Na edição de 2015 foram mais de 100 marcas participantes e três mil visitantes.

O evento ocorrerá durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que contará também com a Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e o Summit 2017, maior evento de conteúdo do mercado brasileiro para os setores da construção e meio ambiente.


Fonte: AI

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s