Rede de hotel e resorts comemora resultados da política de gestão da sustentabilidade

O Mabu Thermas Grand Resort, primeiro resort certificado pelas ações sustentáveis que desenvolve desde 2012, apresenta o relatório que aponta, por exemplo, o uso de 100% de lâmpadas de led, a redução de até 30% no consumo de energia e o tratamento de 100% das águas residuais por meio de estação de tratamento própria

 

sustentabilidade rede mabu.jpg

A Rede Mabu Hotéis & Resorts lançará, no dia 8 de dezembro (quarta-feira), às 19h,a primeira edição de seu Relatório de Sustentabilidade. O documento relata as ações desenvolvidas e os resultados alcançados em 2015 com a implantação da Política de Gestão de Sustentabilidade no resort da Rede, em Foz do Iguaçu. Com foco no controle de recursos hídricos, recursos naturais (energia, gás e água), resíduos sólidos, segurança e em ações voltadas à responsabilidade social e ambiental, o Mabu Thermas Grand Resort alcançou resultados favoráveis desde que iniciou a gestão sustentável de todas as suas atividades.

O relatório aponta, por exemplo, a redução de até 30% no consumo de energia por meio de algumas ações como a manutenção periódica dos equipamentos; a utilização de aquecimento solar e de lâmpadas LED em 100% dos espaços do hotel; e a gestão do funcionamento dos chillers (resfriadores de água), da bomba do chafariz e dos poços que trabalham em horários pré-estabelecidos e de acordo com a ocupação do resort. “Essa primeira edição do relatório de sustentabilidade é motivo de orgulho, por constatarmos de forma muito positiva a evolução da gestão responsável de nossas atividades, por meio da Política de Gestão da Sustentabilidade, em vigor desde 2012, e também por enxergamos por meio dela diversas outras possibilidades para avançar cada vez mais nesse setor”, revela o diretor-executivo da Rede Mabu Hotéis & Resorts, Wellington Estruquel.

Outro dado apontado no relatório é o tratamento de 100% das águas residuais do Mabu Thermas Grand Resort por meio de estação de tratamento de efluentes (ETE) própria do tipo RALF (Reator Anaeróbio de lodo Fluidizado), com eficiência de remoção da carga orgânica maior que 90%. “Entendemos que o desenvolvimento sustentável é aquele que equilibra o crescimento econômico com as necessidades do meio ambiente e da sociedade. Nosso negócio deve estar em sintonia com o turismo sustentável e a nossa participação social na comunidade em que atuamos é fundamental”, afirma Estruquel.

Além de estar localizado na cidade que abriga umas das sete maravilhas naturais do mundo (as Cataratas do Iguaçu), o Mabu Thermas Grand Resort também está sobre a maior fonte de águas termais do planeta, o Aquífero Guarani. Diante disso, o relatório deste ano também explica, por exemplo, como se dá o uso e a gestão de qualidade das águas e aponta outras informações como a redução do desperdício de alimentos, as ações de segurança e de responsabilidade social e ambiental realizadas com colaboradores, hóspedes e comunidade.

Reconhecimento

O Mabu Thermas se tornou, em 2012, o primeiro resort do Brasil a conquistar certificação em sustentabilidade, conforme a norma NBR 15401 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com novas auditorias, realizada em 2013, em 2014 e em 2015,o resort garantiu a recertificação, e o selo de sustentabilidade pela NBR 15401, que avalia as áreas ambiental, econômica e sociocultural. Ainda na área de sustentabilidade o resortconquistou, em 2014, o terceiro lugar, na categoria Meios de Hospedagem, no 3º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. O reconhecimento foi feito pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), entidade responsável pela iniciativa e que representa 85% dos pacotes turísticos comercializados no País.

Um pouco sobre a Rede Mabu

A Rede Mabu Hotéis & Resorts, com experiência de 43 anos no mercado, é formada por quatro empreendimentos: Mabu Thermas Grand Resort e Mabu Interludium Iguassu Convention, em Foz do Iguaçu; Mabu Curitiba Business e Mabu Curitiba Express, em Curitiba. A Rede Mabu investe, constantemente, em qualidade e em medidas socioambientais, apoiando a preservação do meio ambiente e garantindo um contato harmônico entre o homem e a natureza.

 

relatorio-sustentabilidade-hotel

 

SERVIÇO:

Lançamento do Relatório de Sustentabilidade

Data: 8 de dezembro

Horário: 19h

Local:Mabu Curitiba Business

Endereço: Rua XV de Novembro, 830 – Centro – Curitiba (PR)

Referência do local: ao lado do Teatro Guaíra

Curitiba, Paraná


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s