Projeto descarte ON amplia o número de pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos de grande porte na cidade de São Paulo

No total, 10 lojas da região da Lapa participam da iniciativa inédita de Logística Reversa de eletroeletrônicos e terá o prazo prorrogado até 31 de dezembro

sucata-reciclagem

O descarte ON, projeto inédito de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), que iniciou em abril de 2016 e conta com a participação dos varejistas, associações e empresas de reciclagem, ampliou para 10 o número de pontos de coleta na região da Lapa.

A iniciativa, resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, estava prevista para ser conduzida até o final de outubro de 2016. Entretanto, devido a necessidade de dedicar mais tempo para preparações da parte deste serviço, definiu-se pela prorrogação da sua execução até 31 de dezembro.

Os resíduos eletroeletrônicos envolvidos neste projeto são os de pequeno e médio porte como liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares; e os de grande porte, como TVs e eletrodomésticos da linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e secadora de roupas, e aparelhos de ar-condicionado). Não estão incluídos itens como baterias, pilhas secas, lâmpadas fluorescentes e toners de impressora.

O objetivo do projeto é o de sensibilizar o cidadão paulistano sobre a importância do descarte correto e da Logística Reversa de REEE, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde e também o de utilizar os conhecimentos, dados e informações obtidos com a execução do projeto piloto na criação do futuro sistema de reciclagem de REEE no Brasil, desde a coleta e o transporte, até a reciclagem e a destinação correta do resíduo.

Métodos de coleta – Há dois tipos de coleta: um para itens de pequeno e médio porte e outro para os de grande porte.

Objeto de coleta: “REEE de pequeno e médio porte”

Na Coleta nas Lojas o próprio consumidor poderá depositar esses resíduos em caixas de coleta especiais e devidamente identificadas no interior dos estabelecimentos participantes na região da Lapa.

Objeto de coleta: “REEE de grande porte”

A Coleta na sua Casa é voltada a itens de grande porte (TV, geladeira, máquina de lavar e secadora de roupas, fogão e aparelho de ar condicionado). Funciona assim: ao comprar qualquer um dos 5 tipos de eletroeletrônicos citados ‒ TVs geladeiras/freezers, fogões, máquinas de lavar/secadoras e aparelhos de ar-condicionado ‒ nas lojas participantes, se o consumidor quiser descartar o aparelho antigo, poderá solicitar a coleta em domicílio.

Esta coleta tem o valor simbólico de R$ 10,00 por unidade e está restrita ao mesmo tipo e quantidade dos eletroeletrônicos comprados, ou seja, o cliente que adquirir uma geladeira poderá descartar uma geladeira e, assim por diante.

O valor irá cobrir parte do custo de transporte para a coleta que vai abranger apenas o município de São Paulo. Demais custos serão cobertos pela JICA (Japan International Cooperation Agency).

O possível prazo para coleta está estimado para ocorrer dentro de 30 dias corridos da data da compra do eletroeletrônico novo. Os procedimentos irão variar em função de cada loja participante e, como para a realização da coleta poderá requerer alguns dias após a solicitação, o ideal é realizar o agendamento o quanto antes.

Veja os endereços das lojas participantes e os respectivos tipos de coletas disponíveis:

Lista das lojas participantes na Coleta nas Lojas

MARCA

CASAS BAHIA

CASAS BAHIA

EXTRA

EXTRA

LOJAS

LAPA 2 – SP

LAPA 4 – SP

JAGUARÉ

ANHANGUERA

ENDEREÇO

Rua 12 de Outubro, 436 – Lapa

Rua Dr. Cincinato Pomponet, 161 – Lapa

Av. Jaguaré, 460 – Jaguaré

Rua Samuel Klabin, 193 – Lapa


MARCA

LOJAS AMERICANAS

PERNAMBUCANAS

PONTOFRIO

PONTOFRIO

LOJAS

LAPA SP

TRINDADE

MEGASTORE – SP

LAPA 6 – SP

ENDEREÇO

Rua 12 de Outubro, 92 – Lapa

Rua Dr. Cincinato Pomponet, 11 – Lapa

Av. Embaixador Macedo Soares,  9179 – Lapa

Rua Nossa Senhora da Lapa, 76 – Lapa


MARCA

WALMART

WALMART

LOJAS

SUPERCENTER LEOPOLDINA

SUPERCENTER PACAEMBU

ENDEREÇO

Av. Dr. Gastão Vidigal , 2.345 – Vila Leopoldina

Rua James Holland,  668 – Barra Funda

Lista das lojas participantes na Coleta na sua Casa

MARCA

CASAS BAHIA

CASAS BAHIA

EXTRA

EXTRA

LOJAS

LAPA 2 – SP

LAPA 4 – SP

JAGUARÉ

ANHANGUERA

ENDEREÇO

Rua 12 de Outubro, 436 – Lapa

Rua Dr. Cincinato Pomponet, 161 – Lapa

Av. Jaguaré, 460 – Jaguaré

Rua Samuel Klabin, 193 – Lapa


MARCA

PONTOFRIO

PONTOFRIO

WALMART

WALMART

LOJAS

MEGASTORE – SP

LAPA 6 – SP

SUPERCENTER LEOPOLDINA

SUPERCENTER PACAEMBU

ENDEREÇO

Av. Embaixador Macedo Soares, 9179 – Lapa

Rua Nossa Senhora da Lapa, 76 – Lapa

Av. Dr. Gastão Vidigal, 2.345 – Vila Leopoldina

Rua James Holland, 668 – Barra Funda

Para visualizar o mapa da localização de cada loja participante, acesse o site http://descarteon.jica.eco.br/como-descartar.html#top

Sobre o projeto descarte ON

O projeto de cooperação técnica descarte ON é um Projeto Piloto do “Projeto JICA de Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos no Brasil (http://reee.jica.eco.br)” que foi discutido e acordado entre o Governo Federal e a JICA com o objetivo de proporcionar apoio à implementação da Logística Reversa de REEE no Brasil. Este projeto é conduzido em parceria com as partes interessadas do lado brasileiro e os dados, informações, conhecimentos e experiências adquiridos serão utilizados posteriormente como referência para a implementação da Logística Reversa no Brasil.

Este novo esforço tem como contexto a política de cooperação técnica da JICA voltada para o controle de resíduos que posiciona o manuseio apropriado de produtos perigosos como assunto de suma importância e propõe realizar de maneira consistente a coleta/processamento apropriado de REEE, inclusive daqueles que contém resíduos perigosos.

O governo brasileiro promulgou em 2010, a “Lei da Política Nacional de Resíduos sólidos (Lei 12.305/2010)”, que considera como “responsabilidade compartilhada entre fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores” para aqueles produtos que causam grandes impactos ao meio ambiente quando descartados. Como o REEE se enquadra como produto alvo, o consumidor precisa devolver os eletroeletrônicos em desuso para a loja ou distribuidores.

Os REEE’s devolvidos precisam ser processados e reciclados de maneira apropriada por conta e responsabilidade dos fabricantes e/ou importadores.

Conforme pode ser observado, como na logística reversa de REEE, que envolve muitas partes interessadas privadas do setor, este projeto está sendo desenvolvido com a participação ativa e efetiva das empresas e associações representativas da indústria, lojistas, distribuidores e recicladores. Como projeto JICA, trata-se de um esforço inédito e ambicioso.

Mais informações sobre projeto, acesse o site http://descarteon.jica.eco.br/ e o Facebook: https://www.facebook.com/descarteon/

Parceria entre os governos

A iniciativa reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento, o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), o MMA (Ministério do Meio Ambiente), a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Mais informações sobre projeto, acesse o site http://descarteon.jica.eco.br/

Sobre a JICA

A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. A organização presta assistência a mais de 150 nações.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s