Programas de reciclagem promovem mais de 500 mil reais em doações a escolas e instituições sem fins lucrativos

Os Programas Nacionais de Reciclagem da TerraCycle mobilizam mais de 1,2 mi pessoas no Brasil a dar um destino correto a seus resíduos, além de ajudar escolas e organizações sem fins lucrativos com o valor arrecadado.

Empresa global presente em mais de 21 países, a TerraCycle Brasil acaba de ultrapassar a marca de 500 mil reais em arrecadação com materiais destinados à reciclagem. Por meio de programas de coleta, em parceria com empresas como Faber-Castell, Avon, Colgate, L’Occitane, Garnier, 3M, a TerraCycle assume o compromisso de oferecer um descarte ambientalmente apropriado a resíduos considerados de difícil reciclabilidade – segmento em que é líder mundial.

Em vez de aterros sanitários e incineradores, a empresa propõe um modelo de reciclagem que processa e transforma os materiais em resina industrial a ser injetada na estrutura de novos produtos – lixeiras, baldes, vasos, pás de lixo, saboneteiras são alguns exemplos.  Além disso, a TerraCycle também cria produtos upcycle, como bolsas, carteiras, mochilas, feitos de embalagens de salgadinho, sucos de refresco em pó, tubos de creme dental, entre outros.

Atualmente, os programas com vagas abertas recolhem instrumentos de escrita (Faber-Castell), esponjas de uso doméstico (Scotch-Brite), escovas de dente, tubos de creme dental e suas respectivas embalagens (Colgate). Qualquer um pode fazer parte de um ou mais desses programas, bastando inscrever seu time gratuitamente no site www.terracycle.com.br e começar a coletar os materiais, independente da marca.

Entre os times mais engajados, a TerraCycle conta com a FAS (Fundação Amazonas Sustentável), cuja missão é promover envolvimento sustentável, conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das unidades de conservação no Estado do Amazonas.

Quanto às parcerias, a TerraCycle divide sua missão socioambiental com empresas como a Faber-Castell. Além de líder mundial na produção de EcoLápis de madeira plantada, é defensora da educação ambiental por meio da coleta e reciclagem de materiais de escrita como uma prática de fomento à preservação dos recursos naturais.

Para cada unidade de resíduo coletada – exemplo: uma embalagem de uma canetinha, uma esponja de uso doméstico, uma escova de dente etc. – a TerraCycle credita na conta do participante R$ 0,02 (2 centavos), valor a ser doado a uma escola ou instituição sem fins lucrativos à escolha dos times. Podem participar empresas privadas, organizações sociais, pessoas físicas, condomínios, igrejas etc, sem restrições e sem nenhum custo.

 

Sobre a TerraCycle: A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima que gera novos produtos – como baldes, vasos, bancos, entre outros. Por meio de programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 60 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental que não só viabiliza o descarte ambientalmente correto de resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes. De esponjas de limpeza doméstica a fraldas usadas, até hoje a TerraCycle não encontrou nada que não pudesse ser reciclado. No Brasil, cerca de 30 milhões de itens pré e pós-consumo já foram reciclados e, aproximadamente, 500OláLetícia,Olá, Letícia, mil reais doados a escolas e entidades de caridade. Em 2015, foi eleita uma das 11 pequenas empresas com maior potencial de fazer a diferença na economia verde e inclusiva, com publicação no Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE, edição especial da Revista Página 22 (Número 99, Nov/Dez 2015), em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, Colgate-Palmolive, L’Occitane, L’Oréal (Garnier) e 3M (Scotch-Brite).


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s