UNESP Jaboticabal coleta e recicla quase 10 mil esponjas que não teriam um destino correto

O time de coleta da universidade já mobilizou milhares de pessoas e possui 40 urnas coletoras espalhadas pela cidade, através de uma parceria com a TerraCycle, uma empresa especializada em resíduos de díficil reciclabilidade. Todo dinheiro arrecadado com a reciclagem dessas esponjas será revertido para o Lar Acolhedor São Vicente de Paulo.

 

Através de uma publicação no Facebook, a funcionária do CREBIO (Centro de Recursos Biológicos e Biologia Genônica) da UNESP, Renata Dozzi Tezza, conheceu o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite (3M) em uma parceria com a empresa TerraCycle. Ela acreditava que essas esponjas, seriam recicladas juntamente aos resíduos comuns, mas se enganou. Quando descartadas no lixo, elas são destinadas à aterros sanitários ou processos de incineramento, que acabam poluindo o meio ambiente com a liberação de metano e outros elementos tóxicos.

 

Em março de 2015, Renata decidiu aderir ao programa de coleta de esponjas e começou a mobilizar pessoas próximas, como vizinhos, colegas de trabalho e alunos da universidade. A empresa júnior, Jabunesp Recicla, que tem como objetivo implementar programas de reciclagem no campus de Jaboticabal, decidiu colaborar com o time com a montagem de urnas coletoras para os resíduos, e então uma grande corrente de apoio foi surgindo. A Funep (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão), que já faz a coleta de vários materiais na universidade, colaborou com a criação de um site de divulgação do programa de reciclagem, do qual ficou ativo durante um ano, e desenvolveu um folder informativo para as urnas coletoras de esponjas.

 

No começo, a participação nesse programa era restrito somente à faculdade, porém, com o seu sucesso e popularização, ele foi aberto ao público em geral da cidade e hoje conta com 40 pontos públicos de coleta, sendo que a maioria deles partiu por conta própria da população de uma forma orgânica. Cada um desses pontos fica responsável por levar os resíduos coletados até a universidade, para que o envio para a TerraCycle seja feito. Para participar desse programa e ajudar o time de Jaboticabal a coletar mais esponjas, confira os locais disponíveis no mapa a seguir:http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite-ponto-publico-de

 

Após a coleta, esses resíduos são transformados em matéria-prima para outros produtos a partir da reciclagem. O lixo é coletado através do Programa Nacional de Reciclagem, que paga aproximadamente R$ 0,02 por cada esponja. Todo o valor arrecadado é depois repassado para escolas ou instituições sem fins lucrativos de todo o Brasil, o time da UNESP Jaboticabal escolheu o Lar Acolhedor São Vicente de Paulo, um dos principais asilos da cidade, que atende mais de 60 idosos.

 

Sobre a TerraCycle: A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima que gera novos produtos – como baldes, vasos, bancos, entre outros. Por meio de programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 60 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental que não só viabiliza o descarte ambientalmente correto de resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes. De esponjas de limpeza doméstica a fraldas usadas, até hoje a TerraCycle não encontrou nada que não pudesse ser reciclado. No Brasil, cerca de 30 milhões de itens pré e pós-consumo já foram reciclados e, aproximadamente, 450 mil reais doados a escolas e entidades de caridade. Em 2015, foi eleita uma das 11 pequenas empresas com maior potencial de fazer a diferença na economia verde e inclusiva, com publicação no Guia de Inovação para Sustentabilidade em MPE, edição especial da Revista Página 22 (Número 99, Nov/Dez 2015), em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, Colgate-Palmolive, L’Occitane, L’Oréal (Garnier) e 3M (Scotch-Brite).


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Um comentário sobre “UNESP Jaboticabal coleta e recicla quase 10 mil esponjas que não teriam um destino correto

  1. Pingback: Unesp Jaboticabal coleta e recicla quase 10 mil esponjas – Jornal Fonte

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s