Brasil vai elevar experiência da Itaipu na área ambiental para Conferências do Clima e da Biodiversidade

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visitou Itaipu na última sexta-feira (4) e conheceu os projetos da empresa nas áreas ambiental e tecnológica

O Brasil vai levar a experiência dos projetos socioambientais de Itaipu e de parceiros na área de tecnologia e agricultura para as conferências (COP) do Clima e da Biodiversidade, que acontecem no Marrocos e no México, respectivamente, em novembro e dezembro. A afirmação aconteceu no encerramento do Fórum Brasil – África, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), nesta sexta-feira (4), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Na mesma ocasião, o governo federal anunciou a ampliação dos negócios com o continente africano, principalmente, com o objetivo de equilibrar a balança comercial entre o Brasil e os países da África.

“Os projetos de Itaipu são exemplos do que o Brasil tem a mostrar para o mundo em relação à sustentabilidade”, disse o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Odilson Ribeiro, que representou o ministro Blairo Maggi na parte final de sua agenda em Itaipu. Ribeiro citou iniciativas importantes da binacional, como a recuperação de nascentes do Programa Cultivando Água Boa, o Programa de Plantio Direto e as atividades do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), entre outros.

Ribeiro também comentou sobre o interesse do MAPA em levar as práticas socioambientais realizadas na região para a próxima reunião dos ministros da agricultura do BRICs – grupo que reúne os emergentes Brasil, Rússia, Índia e China – que acontece na índia. “Agradecemos a Itaipu por nos apresentar estes projetos sociais, pela importância que eles têm para o País. São projetos de amplitude internacional”, concluiu.

Parceria africana

Segundo o ministro Blairo Maggi, há grandes possibilidades de o Brasil aumentar a cooperação com os países africanos, principalmente, em relação ao comércio, a partir do evento realizado em Foz do Iguaçu. Pela manhã, ele esteve reunido com o ministro da Agricultura da Nigéria, Audu Innocent Ogbeh, durante sua visita à Itaipu.

“A Nigéria tem potencial para ser tornar uma grande parceira comercial do Brasil, mas é preciso que exista uma reciprocidade”. Na prática, o que se espera é que o continente africano passe a comprar mais do mercado brasileiro, para que haja equilíbrio na balança comercial.

De acordo com o ministro nigeriano, o país dele já tem uma encomenda de 50 mil tratores para os próximos três anos, além da compra de silos e outros maquinários agrícolas. “A nossa agricultura ainda é muito rudimentar e temos que enfrentar o problema do crescimento da nossa população. O Brasil se mostrou interessado na cooperação sul-sul e a Nigéria quer aumentar os negócios com o mercado brasileiro”, disse.

Visita à Itaipu

No início da manhã, o ministro Blairo Maggi e sua comitiva foram recebidos no Centro de Recepção dos Visitantes (CRV) pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. Maggi assistiu ao vídeo institucional e recebeu de presente um artesanato do Projeto Ñandeva. Em seguida, ele plantou uma muda de jabuticaba no Bosque dos Visitantes.

O ministro, que é natural de São Miguel do Iguaçu, a 40 minutos de Foz do Iguaçu, nunca tinha visitado a usina hidrelétrica. A visita começou pelo Parque da Piracema, onde a comitiva viu o canal por onde passam os peixes e a área onde acontecem as competições esportivas de canoagem slalom e rafting. A comitiva seguiu para a visita institucional na barragem de Itaipu e na casa de força.

No período da tarde, o ministro visitou o posto de abastecimento de carros movidos a biometano e assistiu a palestras sobre os projetos tecnológicos do PTI, o Programa Cultivando Água Boa, o CIBiogás e o programa de Plantio Direto. Ele encerraria o fórum Brasil-África, no Cineteatro dos Barrageiros, mas, por problema de agenda pessoal, foi representando pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Odilon Ribeiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: AM (Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional) e RF (Rubens Fraulini / Itaipu Binacional)


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s