Etiqueta de desempenho do pneu passa a valer a partir do final de outubro

Todos os pneus produzidos no país ou importados deverão ser identificados com a etiqueta especificada pelo Inmetro;

Os pontos de venda poderão, até abril de 2018, comercializar os pneus sem a etiqueta, prazo concedido para a adequação dos seus estoques;

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A partir de 29 de outubro de 2016, todos os pneus produzidos e importados precisam chegar aos pontos de venda identificados com a etiqueta de desempenho, segundo especificado pela Portaria 544/12 do Inmetro. Três critérios foram selecionados para a classificação dos pneus – resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído externo. Estes critérios têm como finalidade informar sobre o desempenho do pneu e ainda melhorar a qualidade dos produtos comercializados no mercado brasileiro uma vez que todos, fabricantes e importadores, deverão fornecer pneus mais eficientes, seguros e que proporcionam melhor conforto acústico. Essa iniciativa visa dar ao consumidor maior transparência e mais informação para que ele faça uma escolha consciente do produto.

De acordo com Alberto Mayer, presidente da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), essa medida é um importante avanço para o consumidor, visto que ele terá mais clareza sobre alguns dos itens de desempenho, tais como segurança, eficiência e impacto ambiental na sociedade. “A partir da classificação da resistência ao rolamento, aderência em pista molhada e ruído externo, o consumidor terá mais elementos para determinar qual pneu é o mais adequado para o seu veículo e qual o nível de desempenho e economia que deseja do pneu”, afirma.

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Resistência ao rolamento

Está diretamente relacionado à eficiência energética, uma vez que mede a energia absorvida quando o pneu está rodando. Com isso, quanto menor for a resistência ao rodar, menor será o consumo de combustível e, consequentemente, menor será o impacto ao meio ambiente (emissão de CO2).

Na etiqueta, os pneus serão classificados em até seis níveis, sendo A o mais eficiente e F o menos eficiente.

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Aderência em pista molhada

É um indicador do desempenho que fornece informações ao consumidor a respeito da aderência do pneu em pistas molhadas, essencialmente relacionado à segurança. As escalas de desempenho serão de A (melhor desempenho) até E.

Essa classificação indica o nível de aderência do pneu em pista molhada, que se traduz na distância percorrida pelo veículo durante a frenagem.

selo-pneu-3Ruído externo

Este critério indica o nível do ruído produzido pelos pneus em decibéis (dB) e, consequentemente, o impacto no meio ambiente (menos poluição sonora). Este critério deve ter como limite máximo até: 75 dB para pneus de veículos de passeio, 77 dB para pneus de veículos comerciais leves e 78 dB para pneus de caminhões e ônibus.

É importante destacar que a etiqueta não estará presente, por exemplo, em carros 0km, nas concessionárias, porém, o conteúdo das etiquetas, constante no material impresso que acompanha os veículos novos, é informado pelo fabricante de pneus às montadoras, assim como grandes empresas de transporte público e de carga.

 “Sem dúvida este é um avanço importante para o consumidor, mas é importante frisar que a indústria nacional sempre prezou pela qualidade dos produtos e, além do quesito eficiência, há uma série de inovações tecnológicas e características para cada tipo de pneu que são observadas no processo de fabricação e fazem parte da composição do produto final”, destaca Mayer.

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Sobre a ANIP e Reciclanip

A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levorin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan e Tortuga) com 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazonas (uma). Ao todo, responde por 28 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos.

Em 2007, a ANIP criou a Reciclanip (www.reciclanip.org.br), voltada à coleta e destinação de pneus inservíveis no país. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir 1008 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 3,72 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 744 milhões de pneus de passeio. O trabalho de logística reversa da Reciclanip já recebeu vários reconhecimentos, como o Prêmio E, concedido pela UNESCO em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto E, o Prêmio FIESP como exemplo de ação de sustentabilidade, e o Prêmio Opinião Pública (POP) dos Conselhos de Relações Públicas pelo trabalho de conscientização da população sobre o recolhimento e destinação adequada dos pneus inservíveis.


Fonte: Assessoria de Imprensa

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Um comentário sobre “Etiqueta de desempenho do pneu passa a valer a partir do final de outubro

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