Operadora vai vender smartphones com selo de impacto ambiental

A partir deste mês, alguns smartphones vendidos pela Vivo ganharão um selo indicando qual é o impacto da produção do aparelho no meio ambiente

 

selo-sustentabilidade-celular

As lojas físicas terão vendedores treinados para explicar como o novo selo funciona (Imagem: reprodução)

Em breve, você poderá analisar muito mais do que preço e configurações em um celular antes de comprá-lo nas lojas da Vivo. Os smartphones comercializados pela empresa receberão a partir desse mês o Eco Rating, um selo que classifica o impacto ambiental causado no processo de produção dos aparelhos. Isso significa que você saberá se uma fabricante é, ou não, ecologicamente correta.

“O selo é parecido com os já conhecidos para eletrodomésticos. Mas é mais completo, pois especifica muito mais do que apenas o gasto de energia”, afirmou.Joanes Ribas, diretora de sustentabilidade da Vivo.

A metodologia utilizada para classificar os aparelhos foi desenvolvida pela Vivo em parceria com a ONG britânica Forum for the Future – instituição que ajuda a criar padrões de sustentabilidade para a indústria. Mais de 100 critérios, que vão desde a produção até a destinação final do smartphone, são analisados para gerar a classificação.

“Nós consideramos fatores como esgotamento de matéria-prima e indicadores de aquecimento global. Além disso, também levamos em conta informações como economia de energia, tempo de carregamento do aparelho e até quantidade de energia consumida para fazer uma chamada”, diz Ribas.

De acordo com o site da ONG Forum for the Future, os equipamentos também são avaliados pelo design. Uma das perguntas no questionário, por exemplo, é sobre a quantia de recursos usados para embalar o produto. Outro critério verificado é a reciclagem do aparelho.

A análise também avalia fabricantes quanto às suas políticas corporativas e cuidados ambientais. “Nessa parte, são analisados os princípios éticos de cada empresa para ver se ela não usa trabalho escravo”, diz a diretora.

Até agora, a Vivo fechou parceria com três fabricantes de smartphones: Alcatel, SamsungLG e Sony. Ribas diz que a empresa está conversando com outras companhias para que 100% dos aparelhos comercializados cheguem às lojas com a certificação.

Os modelos Sony Xperia XA, Sony Xperia XA Ultra, Alcatel POP4 5”, LG K10 e LG K4, serão comercializados com o selo a partir de outubro no site da operadora e nas lojas físicas. O Alcatel PIXI4 3.5” terá o selo exclusivamente para o mercado corporativo.

De acordo com a Vivo, esses aparelhos apresentam notas entre 2.5 e 3.7 – em uma escala de 0 a 5, sendo o 5 como a maior pontuação para um aparelho sustentável. O usuário saberá qual é a nota do smartphone no selo, que será colocado na embalagem dos produtos. “O selo também terá a explicação de qual é o impacto dessa nota na escala de sustentabilidade”, aponta Ribas.

A diretora explica que todos os vendedores das 300 lojas físicas da Vivo foram treinados para explicar como o selo funciona. Além disso, uma página no site da Vivo – que estará no ar a partir do dia 10 de outubro – irá disponibilizar todas as informações sobre o Eco Rating.

O objetivo da empresa, segundo Ribas, é que o consumidor faça uma compra consciente e totalmente transparente. “Nós queremos que os brasileiros fiquem ainda mais exigentes com relação a essa questão. É uma tendência global.”

A operadora é a primeira da América Latina a implementar o Eco Rating. A estratégia do grupo é que todas as operadoras da Telefónica passem por esse processo — até agora, apenas as Telefónicas do Reino Unido, da Alemanha e, agora, do Brasil usam o selo.


Fonte: Exame

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s