Dia das Crianças no MCB tem oficinas, literatura, show gratuitos e interação com a natureza

aa

12 de outubro, quarta-feira das 10h às 18h – entrada gratuita

Para o Dia das Crianças, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza uma série de atividades voltadas a toda a família no terraço e jardim. É uma oportunidade de passar o dia em um ambiente verde, com cultura e interação com a natureza. As atrações, assim como a entrada no museu no dia 12 de outubro, são gratuitas.

O dia começa com o show Come Together, de tributo aos Beatles, às 11h30. O grupo vocal Canto In Club, formado por crianças e adolescentes da Oito Notas Escola de Música, faz performances originais de sucessos do grupo britânico, como “Lucy in the sky with diamonds”, “Across the universe”, “Blackbird” e “Help”, costurada por cenas lúdicas e emocionantes.

A partir das 13h30 será realizado o lançamento da coleção de livros infantis “Somos Todos Viajantes”, escrita por Claudia Lima e ilustrada por Camila Carrossine. Nos três volumes da coleção, os personagens — uma baleia, abelhas e pinguins — viajam pelo planeta em busca de uma morada.

Neste trabalho, a autora nos convida a uma poética reflexão sobre a nossa relação com a natureza e com todos os seres a nossa volta. Todos buscando um lugar no mundo onde a vida seja possível, acolhedora e amigável.

Como parte do lançamento da coleção, serão realizadas oficinas temáticas para crianças a partir de 7 anos. A primeira delas, “Casinha de abelhas”, ocorrerá às 13h30 e às 16h15 no jardim do Museu. Os participantes conhecerão algumas espécies de abelhas nativas do Brasil (abelhas sem ferrão), sua casa e seu jeito de viver. Na oficina “Quem planta flores cultiva a vida”, às 14h15 e às 15h15, as crianças aprenderão a relação entre flores, abelhas e polinização, e terão oportunidade de plantar mudas de flores na horta do MCB.

Exposições para pais e filhos

O Museu da Casa Brasileira também tem exposições em cartaz atrativas tanto para adultos quanto para crianças. Na mostra Design Mirim, móveis e brinquedos dos anos 1920 a 1970 mostram como a infância já foi considerada como um prólogo à vida adulta. A parte de mobiliário é composta por cadeiras em escala infantil assinadas por designers como Zanine Caldas, Abraham Palatnik, Lina Bo Bardi e outros. Os brinquedos da mostra, por sua vez, reproduzem a vida adulta, apresentando as profissões e as tarefas domésticas de forma lúdica.

Ocupando o jardim do MCB, a mostra Projeto Balanço MCB+BoomSPDesign traz a retrospectiva dos 11 balanços instalados desde o início do projeto, em 2013, projetados por designers brasileiros: Sérgio Matos, Zanini de Zanine, Renata Moura, Carol Gay, Coletivo Pax.Arq, Rodrigo Ohtake, Marcenaria Baraúna, Estúdio Tri Design, Paulo Alves, Alander Espécie e Rodrigo Ambrósio. A exposição interativa, que permite o uso dos balanços, também tem as peças inéditas de Ruy Ohtake e Hugo França.

O designer Hugo França também está em exposição no MCB, com suas peças produzidas a partir de árvores condenadas, em uma oposição de miniaturas e esculturas em grandes formatos. Hugo França: Escalas em contraste, assim como as outras duas exposições, se encerram no dia 16 de outubro.

Design Mirim (foto Gui Gomes); Projeto Balanço MCB+BoomSPDesign (fotos divulgação MCB)

SERVIÇO

Dia das Crianças

12 de outubro, quarta-feira, das 10h às 18h – entrada gratuita

11h30

Show Come Together – tributo aos Beatles, por Canto in Club

13h30 às 17h

Lançamento da coleção “Somos Todos Viajantes”

13h30 às 14h e 15h15 às 15h45

Oficina “Casinha de abelhas”

14h15 às 15h e 16h15 às 17h

Oficina “Quem planta flores cultiva a vida”

Exposições Design Mirim, Projeto Balanço MCB+BoomSPDesign e Hugo França: Escalas em Contraste – das 10h às 18h

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705

SOBRE O MCB

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade do morar do brasileiro.

Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 7 e R$ 3,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acesso a pessoas com deficiência
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s