Ford cria sistema inovador que reaproveita a água do ar-condicionado e a torna potável

ford-reaproveitamento-agua-carro

A Ford criou um programa para incentivar seus funcionários a criar novidades capazes de inovar a experiência do motorista. Foram mais de 3500 ideias registradas neste ano, e uma vem chamando a atenção: o projeto que quer reaproveitar a água do ar-condicionado para torna-la potável.

O projeto se chama On-the-Go H20 (algo como “Água durante o caminho”, em tradução livre), e foi criado pelos engenheiros Doug Martin e John Rollinger. Eles se inspiraram em um outdoor colocado em Lima, no Peru, que contava com um dispositivo capaz de condensar moléculas do ar e filtrar a água para distribuir aos moradores locais.

Todo sistema de ar-condicionado expele água extraída do ambiente, e, no caso dos carros, ela costuma evaporar ou pingar no asfalto – você já deve ter visto um veículo ‘pingando’. O objetivo dos engenheiros é que a água deixe de ser perdida, ganhando um propósito.

O capta essa água – um carro em movimento gera cerca de 2 litros por hora com ar-condicionado ligado -, a filtra e armazena para ser servida a partir de uma espécie de bebedouro entre os bancos. O projeto ainda é experimental, e não há previsão de ser incluído nos veículos vendidos pela montadora.

agua-carro

Todas as imagens: Reprodução/YouTube


Fonte: Hypeness

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s