Práticas sustentáveis em destaque na cadeia de suprimentos

  • Operadora logística Panalpina Brasil sedia evento que apresentará cases de sucesso em sustentabilidade ambiental e social;

  • Evento contará com a presença de empresas como EcoPorto, Embraer, Natura e West Cargo.

sustainabilityTema recorrente em qualquer segmento econômico, a sustentabilidade assume importância estratégica para as empresas e suas operações. Atenta aos impactos ambientais e sociais que a cadeia de suprimentos proporciona, a operadora logística Panalpina Brasil sediará nesta terça-feira, 27 de setembro, em São Paulo, o evento Práticas Sustentáveis, que tem o objetivo de discutir as demandas atuais por programas de sustentabilidade ambiental e social, e debater sobre a melhor forma de implementar projetos de sucesso, que possam ser replicados por outras corporações.

“O intuito dessa ação é mobilizar toda a cadeia da Panalpina, desde colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, sobre os temas relacionados à sustentabilidade e mostrar o quanto é importante aderir a práticas como essas, quais os benefícios que se têm com elas, além de influenciá-los a propagar essa ideia entre os seus respectivos contatos”, afirma o diretor de qualidade da Panalpina Brasil, Adriano Bronzatto, que palestrará sobre “A Pegada Sustentável”.

Bronzatto destaca algumas das medidas adotadas pela Panalpina Brasil ao longo dos anos e que vem dando bons resultados. “Trabalhamos com duas frentes de controle sustentável: a primeira delas é referente a tudo o que diz respeito aos impactos diretos, aqueles que a empresa gera ao executar suas atividades como provedora de serviços logísticos e que são resultados dos insumos utilizados diariamente, como uso de papel para impressões de documentos e a manutenção das próprias instalações, em que, naturalmente, se consome água, energia, gera-se resíduos que são descartados e etc.”, ressalta. Com essas ações, foi possível reduzir o consumo de papel na companhia em 23,1%, assim como diminuir o consumo de água e energia em 10,3%.

Entram na conta também os impactos indiretos, que são aqueles causados por terceiros ou prestadores de serviços da companhia. “Por exemplo, quando um navio parceiro transporta uma carga de algum outro país para o Brasil, isto implica em consumo de combustível. Nesses casos, não atuamos diretamente, mas ainda assim monitoramos”, acrescenta.

Cases de sucesso – Alguns parceiros da Panalpina também estarão presentes no evento, destacando quais são as práticas adotadas por suas respectivas empresas. Entre eles estará a gestora de performance e de relacionamento com fornecedores de suprimentos da Natura, Audrey Barbosa. “A realização de eventos como esse é de extrema importância. Na minha opinião a questão de sustentabilidade começa com cultura e isso se constrói com momentos assim, com ações que inspiram e compartilham boas práticas”, declara.

Audrey aponta ainda que a Natura é pioneira quando o assunto é sustentabilidade e que esse é um tema enraizado na cultura da empresa desde o seu início. “Pretendo mostrar um pouco da evolução dessa questão na companhia, principalmente na área de transporte. Um exemplo recente de ação sustentável é o lançamento do EPIL, cujo objetivo é calcular o impacto financeiro de toda a cadeia logística quando se fala de recursos naturais. Somos a primeira empresa de cosméticos a fazer algo do tipo”.

Quem também participa do evento é a gerente administrativa da West Cargo, Kelly Martins. Para ela, é muito importante enfatizar a relevância dessa causa. “Vai além das práticas empresariais, pois também nos faz refletir sobre nossas ações do cotidiano, sobre nossas atitudes dentro de nossas casas, e sobre os exemplos que queremos dar aos nossos filhos e à próxima geração”.

Por fim, Kelly pontua algumas das atitudes sustentáveis implantadas pela West Cargo. “Realizamos diversas ações diariamente, como a separação de lixos orgânicos dos recicláveis; o acompanhamento de todo o trajeto de nossas cargas para evitar que ocorram acidentes que possam ocasionar algum dano ambiental; a destinação correta de resíduos e de materiais utilizados, como tintas, óleos, graxas, solventes e baterias; entre outras. Neste ano, também fizemos a instalação de uma estação de tratamento de água, que é reaproveitada em um ciclo de até seis vezes, o que nos permite uma redução no consumo de até 70%”, completa.

Além da Natura e da West Cargo, empresas como a EcoPorto, a Embraer e a Tishman Speyer também participarão do evento, que deve reunir cerca de 40 convidados, e que integra a Semana de Sustentabilidade do Grupo Panalpina, uma iniciativa global que ocorre simultaneamente em todas os países em que atua ao longo de toda a semana.

Sobre a Panalpina

O Grupo Panalpina é um dos principais fornecedores mundiais de soluções para a cadeia de suprimentos. Operador logístico multimodal, a empresa combina seus principais produtos de Frete Aéreo, Marítimo e Logística para entregar soluções globalmente integradas, sob medida e de ponta a ponta. Expert nas dinâmicas das cadeias de produção e atenta ao desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, o Grupo Panalpina opera uma rede global com cerca de 500 escritórios em mais de 70 países, e trabalha com empresas parceiras em outros 90 países. A Panalpina emprega mais de 15.000 pessoas no mundo que oferecem um serviço completo nos mais altos padrões de qualidade – a qualquer hora e em qualquer lugar. Entre os diversos segmentos de atuação, o grupo vem ganhando destaque também nos setores de Energia e Projetos – www.panalpina.com


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s