Exposição #RECICLOS provoca reflexão sobre o descarte de resíduos por meio da conexão entre arte e sustentabilidade no Shopping VillaLobos

Até 30 de outubro, treze artistas, com curadoria de Mundano, expõem seus olhares sobre os resíduos e a forma como lidamos com eles no dia a dia

reciclos

A Rede Educare, em parceria com o Instituto Akatu, apresenta a #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO. Com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, a exposição tem entrada gratuita e será aberta ao público no dia 1º de outubro, no Shopping VillaLobos, na capital paulista. A mostra utiliza como matéria-prima latas de alumínio, embalagens plásticas, tijolos, garrafas de vidro, bitucas de cigarro, jornais e lixo eletrônico e traz o olhar de treze artistas sobre os resíduos diariamente descartados nas ruas e aterros apontando a viabilidade de reuso. A exposição tem a curadoria de Mundano, grafiteiro, ativista e idealizador do Pimp my Carroça, projeto que visa promover a autoestima dos catadores de materiais recicláveis e sensibilizar a sociedade para a causa em questão.

O título #RECICLOS é inspirado no 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dedicado à promoção do “Consumo e produção sustentáveis”. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma agenda lançada pelas Nações Unidas e países signatários com 17 metas e 169 indicadores para, até 2030, reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social e proteger o meio ambiente.

Ao promover a reflexão em torno do que descartamos em nosso dia a dia, a exibição pretende trazer o tema da produção e consumo sustentáveis para o debate. “Por meio das obras dos artistas da exposição #RECICLOS, as pessoas serão convidadas a refletirem e conhecerem como podem mudar seus hábitos para um consumo mais consciente que leve à diminuição da produção de resíduos. E também a um maior aproveitamento dos recursos, em benefício do bem-estar da sociedade, preservação do meio ambiente e prosperidade econômica”, afirma Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu.

Usando o próprio espaço como parte da reinterpretação artística, a exposição propicia a interação entre o público e os artistas que utilizam materiais descartados como suporte para suas criações, aproximando a arte de questões do cotidiano e contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a maneira como nos relacionamos com o ambiente que nos cerca.

De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, a #RECICLOS é mais uma forma de atrair a atenção do público para a importância da reciclagem. “Queremos provocar a reflexão nos visitantes e transmitir, por meio da arte, o conhecimento sobre a sustentabilidade, reforçando o papel de cada um na preservação do meio ambiente.”

Os artistas que participam do projeto são: Suzue, Dona Raimunda, Mag Magrela, Ever, Banais, Biofa, Alexandre Orion, Bispo Catador, Vermelho, Casulo, Tubarão Dulixo, Thiago Bender e Rodrigo Machado.

O mês de estreia da exposição é dedicado no calendário nacional para o tema, pois no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Consumo Consciente – data estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente. “A intenção é que a #RECICLOS seja um projeto contínuo. Entendemos que agir de forma consciente no consumo está ligado à produção de conhecimento e de transformação através da educação. Um dos objetivos da exposição é fazer com que o cidadão recicle o seu olhar a partir das suas práticas cotidianas”, explica Kátia Rocha, diretora da Rede Educare.

A exposição, que acontece em outubro, em São Paulo, estará em novembro em Pindamonhanga (SP), e em janeiro de 2017 em Salvador (BA).

Serviço:

Exposição #RECICLOS – A ARTE DA REINVENÇÃO

Local: Shopping VillaLobos – 2º Piso

Endereço: Avenida das Nações Unidas, 4777 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

Data: de 1º de outubro a 30 de outubro

Horário de funcionamento: segunda a sábado das 10h às 22h; domingos e feriados das 13h às 21h

Telefone: 3024-3738

Site: www.exporeciclos.com

Valor: Gratuita

Patrocínio: Novelis

Realização: Rede Educare

Parceria: Instituto Akatu

Apoio: Shopping VillaLobos

Curadoria: Mundano

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 11 países, possui aproximadamente 12.000 profissionais e teve receita de $10 bilhões no ano fiscal de 2016. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio Premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil, indústria e para produtos eletrônicos por meio de unidades na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Novelis é uma subsidiária da Hindalco Industries Limited, líder na indústria do alumínio e cobre, e principal empresa no ramo de metais do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e siga-nos no Facebook emfacebook.com/NovelisBrasil e no Twitter em twitter.com/Novelis.

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 1,6 bilhão no último ano fiscal. A Empresa mantém oito centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de reciclagem da América do Sul.

Sobre a Rede Educare

A Rede Educare atua há oito anos na elaboração, produção, implementação e acompanhamento de projetos culturais de caráter social; assim como o diagnóstico para o uso de incentivos na área da cultura e esporte. Nesse período tem se destacado pela parceria com empresas e instituições comprometidas com a melhoria da sociedade e com a promoção da cidadania. Focada na inovação, seu principal objetivo é construir formas mais justas de utilização de recursos em iniciativas que possam ajudar no desenvolvimento e na valorização dos cidadãos por meio da educação, da cultura e do esporte.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para estilos sustentáveis de vida com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade.

Sobre o Shopping VillaLobos

O Shopping VillaLobos oferece aos seus clientes a combinação de serviços personalizados, entretenimento e opções de compras diferenciadas, para que seus visitantes se sintam na extensão de suas casas. Atualmente, o shopping possui 101.374m² de área construída, com um total de 204 lojas, que oferecem um mix de produtos que busca atender as necessidades de seus consumidores, cada vez mais antenados e exigentes. O Mix de lojas foi feito sob medida para clientes modernos e sofisticados, que buscam compras diferenciadas. Para quem gosta de exclusividade, sofisticação e conforto, o Shopping VillaLobos oferece proposta ousada com o seu VillaConcierge. O serviço resgata o conceito completo de conciergerie, com benefícios e facilidades que primam pelo bem-estar e vão além dos limites físicos do mall.

Sobre a BRMALLS 

A BRMALLS é a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil, com participação em 46 shoppings, que totalizam 1.650,0 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e 966,3 mil m² de ABL próprio. A BRMALLS é a única empresa nacional de shopping centers com presença em todas as cinco regiões do Brasil, atendendo aos consumidores de todas as diferentes classes sociais no país.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s