Quatro dicas para plantar uma árvore e contribuir para um planeta mais verde

dia-da-arvore

Imagem: Pixabay

Que tal comemorar o Dia da Árvore colaborando com o meio ambiente? A Bayer realizará no dia 21 a terceira edição do Mutirão de Reflorestamento do Manancial da Cantareira (SP), em uma ação de plantio de mil espécies nativas nas margens do reservatório Paiva Castro. A realização é da GED Inovação.

A escolha do local tem como objetivo contribuir com a recuperação do nível de água do Sistema Cantareira que tem enfrentado problemas recorrentes de estiagem. Além disso, o plantio busca melhorar o ar na região ampliando as áreas verdes. Vale lembrar que uma única árvore pode absorver até 12kg de gás carbônico (CO²) e liberar oxigênio suficiente para sustentar uma família de quatro pessoas por um ano.

No Brasil existem campanhas permanentes para o plantio de árvores nas cidades. Qualquer pessoa pode contribuir plantando uma árvore em espaços urbanos, mas é preciso tomar alguns cuidados, como escolher a espécie e o local adequados e observar as leis municipais de meio ambiente. Por isso, antes de começar, é importante entrar em contato com organizações especializadas e com a Secretaria de Meio Ambiente de seu município.

Confira algumas dicas para replicar a ação em uma área próxima à sua casa e ajudar o meio ambiente.

  1. Um ponto importante para plantar árvores é escolher a espécie adequada ao local. Plantas com raízes muito grandes não devem ser cultivadas em calçadas, pois podem danificar a passagem, prejudicar a estrutura das casas e até prejudicar tubulações de água e esgoto.
  2. Além da muda é preciso também considerar o local. Você pode optar por plantá-la em frente de casa, em uma rua pouco arborizada ou até em uma escola. Mas é preciso ficar atento à legislação. Não é permitido, por exemplo, plantar árvores frutíferas em calçadas, já que os frutos podem cair e causar acidentes. Além disso, algumas espécies não devem ser plantadas nem mesmo em ambientes particulares. Se o espaço for pequeno, árvores de grande porte e que produzem muita sombra podem ser nocivas ao crescimento das demais vegetações.
  3. Após as devidas verificações é só fazer o plantio. Retire com cuidado a embalagem da muda, preservando o torrão (mistura da raiz com terra). Se a raiz estiver muito crescida, é necessário podá-la antes de plantar. Prontinho! Sua árvore já está pronta para trazer mais ar puro e qualidade de vida ao seu redor. Não esqueça, porém, que ela precisa ser regada constantemente. Em períodos secos, até três vezes por semana.
  4. Produza o adubo para sua árvore! É possível utilizar lixo orgânico para produzir fertilizantes em casa com um chamado sistema de compostagem. O preparo é feito da seguinte maneira: coloque o material orgânico num recipiente com furos e tampa, jogando cascas e restos de frutas e verduras, folhas, cascas de ovos, sobras de comida, ossos picados e terra. Deixe a composteira em local arejado e remexa o material duas vezes por semana. Coloque uma camada fina de terra sobre a matéria orgânica para evitar mal cheiro.  O tempo do processo varia de acordo com a quantidade de lixo usado, mas pode ser finalizado em cerca de 3 meses. O ponto certo para que o adubo seja utilizado é quando o composto se estabiliza à temperatura ambiente, a cor da mistura é escura e com cheiro de terra.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s