Indústria de árvores plantadas tem papel essencial na absorção de CO2

Setor armazena 1,7 bilhão de toneladas de CO2eq em áreas para fins industriais e 2,48 bilhões de toneladas em áreas de reserva, revela Relatório Ibá

Os plantios florestais no Brasil, representados por uma área de 7,8 milhões de hectares, são responsáveis pelo estoque de aproximadamente 1,7 bilhão de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2eq)*, segundo dados do relatório divulgado recentemente pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

E a contribuição é ainda maior, uma vez que o setor de árvores plantadas brasileiro destaca-se no cenário internacional como aquele que mais protege áreas naturais, sendo que para cada hectare plantado com árvores para fins industriais, outro 0,7 hectare é destinado à conservação.  São mais de 5,6 milhões de hectares na forma de Reserva Legal (RL), Áreas de Proteção Permanente (APP) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) que geram e mantém outros 2,48 bilhões de CO2eq.

“Esse armazenamento de carbono pelo setor é resultado dos ciclos de cultivo. A cada ano, árvores são colhidas e plantadas, o que caracteriza um processo renovável que dá perenidade aos estoques de carbono ao longo do tempo”, explica a presidente-executiva da Ibá, Elizabeth de Carvalhaes.

“Os produtos de base florestal imobilizam o carbono assimilado durante toda sua vida útil. Isso ilustra a necessidade de incentivar as atividades econômicas ligadas à cadeia de produtos florestais sustentáveis, que são fundamentais para uma economia de baixo carbono”, completa.

Os dados sobre estoque de carbono e outras informações sobre as ações socioambientais do setor de árvores plantadas para fins industriais podem ser verificadas no Relatório Ibá 2016, disponível no site da Ibá: www.iba.org .

*CO2eq – medida métrica utilizada para comparar as emissões dos vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um.

SOBRE A IBÁ

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 60 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Saiba mais em www.iba.org.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Um comentário sobre “Indústria de árvores plantadas tem papel essencial na absorção de CO2

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s