Ecovila promove Oficina de Bioconstrução

• Dê o primeiro passo para construir sua casa com as próprias mãos

• Conheça a agenda de eventos de setembro

ecovila 11

Imagem: divulgação

Morar em uma casa sustentável tem se tornado o desejo de cada vez mais gente. A Oficina de Bioconstrução vai apresentar as principais técnicas que não agridem o meio ambiente de uma maneira bem bacana: em uma visita guiada pelas casas da Ecovila Clareando, em Piracaia-SP (a 90 Km de SP), em 10 e 11 de setembro.

Na parte prática, os participantes vão aprender a erguer uma parede de pau a pique do zero. “Queremos mostrar que é possível as pessoas construírem as próprias casas”, diz o bioconstrutor Angelo Negri, morador da Ecovila.  Ele construiu a própria casa de 120 metros quadrados. O projeto ganhou o prêmio Planeta Casa em 2012 de melhor projeto arquitetônico.

O valor da oficina, que começa às 9h do sábado e termina às 16h de domingo, custa R$ 340 (inclui o material do curso, todas as refeições e hospedagem). As inscrições podem ser feitas pelo email: projetocasaclara@gmail.com

A técnica de pau a pique, também chamada de taipa de mão, consiste no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um painel perfurado que, após preenchido com barro, transforma-se em uma parede. Os participantes vão fazer todas as etapas do processo.

Além da não agressão ao meio ambiente, uma das grandes vantagens das técnicas de bioconstrução é o conforto térmico. Nos dias de calor, o interior fica sempre fresco. E nos dias frios, fica quentinho. As outras técnicas que serão explicadas são: adobe, superadobe e cordwood.

SOBRE A ECOVILA CLAREANDO

A Ecovila Clareando reúne pessoas com um mesmo objetivo: viver em harmonia com a natureza, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. Com 23 hectares, sendo dois de mata nativa, cinco nascentes recuperadas, ela está a apenas uma hora e meia de carro da cidade de São Paulo.

SERVIÇO

Oficina de Bioconstrução na Ecovila

Quando: 10 e 11 de setembro (sábado e domingo)

Onde: Casa Clara – Ecovila Clareando, Piracaia – SP

Preço: R$ 340 (inclui hospedagem e alimentação)

Inscrições: projetocasaclara@gmail.com

Mais informações: www.facebook.com/projetocasaclara


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Um comentário sobre “Ecovila promove Oficina de Bioconstrução

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s