5 motivos para utilizar o asfalto-borracha

Não é novidade que o asfalto-borracha, ou asfalto-ecológico, é uma solução sustentável mais segura para as ruas e estradas brasileiras. O material, que é produzido com a adição de pó extraído dos pneus usados ao ligante asfáltico, possui inúmeras vantagens como aumentar a vida útil das estradas, ajudar a diminuir os níveis de ruídos causados pelos veículos e evitar as derrapagens na chuva.

No Brasil, o estado do Rio de Janeiro foi pioneiro na utilização do asfalto-borracha na rodovia RJ -122.  A estrada que liga Cachoeiras de Macacu a Guapimirim possui a tecnologia “in situ field blend”, que melhora em muito as propriedades e desempenho do revestimento asfáltico, aumentando cerca de 60% da vida útil do pavimento. Além disso, o conceito é bastante sustentável, uma vez que foram utilizados cerca de 420 mil pneus reciclados para cobrir os 35 km de estrada.

A pavimentação com asfalto-borracha possui outra vantagem do ponto de vista econômico. Por sua alta durabilidade, o projeto, em longo prazo, acaba por diluir o investimento inicial, hoje estimado em 30% a mais do que a medida convencional.

Confira, a seguir, alguns motivos que a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) selecionou para mostrar porque adoça o uso do asfalto-borracha para as vias, ruas e estradas do país:

1.    Oferece maior durabilidade: o pavimento de asfalto-borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional. Enquanto o de borracha dura em média 14 anos, o comum dura apenas 10 anos.

2.    Tem maior aderência: isso ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuvas.

3.    Garante estradas mais seguras: o asfalto borracha do processo in situ proporciona uma massa com alto coeficiente de atrito, o que torna as estradas seguras e silenciosas.

4.    Evita a contaminação do solo e as reservas de água: se não for reciclada ou disposta corretamente no lixo, a borracha presente no solo pode causar sérias contaminações, levando até 400 anos para desaparecer.

5.    É vantajoso para as concessionárias: além da resistência, o uso do asfalto-borracha reduz o consumo de massa asfáltica na obra e diminui o custo de manutenção.

 

Sobre a ANIP e Reciclanip

A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levorin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan e Tortuga) com 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazonas (uma). Ao todo, responde por 27 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos.

Em 2007, a ANIP criou a Reciclanip (www.reciclanip.org.br), voltada à coleta e destinação de pneus inservíveis no país. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir 1008 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 600 milhões de pneus de passeio. O trabalho de logística reversa da Reciclanip já recebeu vários reconhecimentos, como o Prêmio E, concedido pela UNESCO em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto E, o Prêmio FIESP como exemplo de ação de sustentabilidade, e o Prêmio Opinião Pública (POP) dos Conselhos de Relações Públicas pelo trabalho de conscientização da população sobre o recolhimento e destinação adequada dos pneus inservíveis.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

2 comentários sobre “5 motivos para utilizar o asfalto-borracha

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s