Complexo Turístico Itaipu está no mapa do turismo sustentável

Site do Ministério do Turismo, lançado na Casa Brasil, traz iniciativas vencedoras do Prêmio Braztoa

turismo sustentabilidade

Crédito: Rubens FrauliniItaipu Binacional/divulgação

O Complexo Turístico Itaipu está no mapa da sustentabilidade do turismo brasileiro, que apresenta as iniciativas de sucesso na área. O site que traz o mapa foi lançado na terça-feira (9), na Casa Brasil, montada pelo governo brasileiro na Praça Mauá, na rota da Olimpíada do Rio de Janeiro.

O mapa “Turismo Sustentável no Brasil: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo” apresenta os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, desde a sua primeira edição, em 2012. O prêmio tem a chancela da Organização Mundial de Turismo.

O Complexo Turístico Itaipu ficou em 2º lugar na edição de 2015, na categoria Parcerias Institucionais. Além de Itaipu, o Paraná só tem outra instituição premiada, também em 2015 (1º lugar na categoria Associados): a BWT, de Colombo (região de Curitiba), pelo trabalho de destinação e descarte de materiais de trabalho utilizados pela empresa para projetos de reciclagem e do uso de voucher de material reciclável.

Na justificativa para o prêmio concedido ao Complexo Turístico Itaipu, a informação é de que “conta com programas e ações que geram oportunidades de emprego e renda, além de um conjunto de benefícios aos colaboradores, política comercial favorável às agências de turismo, práticas de educação para o turismo e teste drive em veículo elétrico”.

O mapa, segundo o Ministério do Turismo, é destinado a turistas, empresários, agentes de viagens e gestores públicos, que poderão conhecer, com apenas um clique, todas as iniciativas vencedoras do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

As informações estão apresentadas de forma georreferenciada e funcionam como um facilitador e até mesmo como um convite para que turistas apreciem destinos e empreendimentos com ações sustentáveis no País. O lançamento ocorreu durante o evento “Um dia de Cruzeiros no Rio”, que reuniu na Casa Brasil representantes da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar).

Desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Braztoa, a plataforma digital batizada de “Turismo Sustentável no Brasil: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo” permite uma consulta de forma simples e dinâmica. As informações sobre as 56 iniciativas premiadas, desde 2012, estão disponíveis em inglês, espanhol e português.

“Esperamos que o mapa sirva de inspiração para que agências, hotéis e outros segmentos do setor também implementem iniciativas de sustentabilidade. Certamente essa será uma ação que irá impactar no surgimento de novos projetos de sucesso”, comentou a coordenadora-geral de Sustentabilidade do Ministério do Turismo, Isabel Barnasque.

Para conhecer o mapa “Turismo Sustentável no Brasil: Iniciativas Premiadas – Braztoa e Ministério do Turismo”, entre no site: http://www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br.

(Com informações da Braztoa e do MTur)

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,37 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.


Fonte: Assessoria de Imprensa Itaipu

Anúncios

Um comentário sobre “Complexo Turístico Itaipu está no mapa do turismo sustentável

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s