Oficina de Bioconstrução na Ecovila

• Conheça as técnicas para se morar uma casa sustentável

• Dê o primeiro passo para construir sua casa com as próprias mãos

28074703521_abb0f41674_o

Imagem: divulgação

27538423894_d62d0545f1_o

Angelo Negri na casa que construiu com as próprias mãos (Imagem: divulgação)

Morar em uma casa sustentável tem se tornado o desejo de cada vez mais gente. A Oficina de Bioconstrução vai apresentar as principais técnicas que não agridem o meio ambiente de uma maneira bem bacana: em uma visita guiada pelas casas da Ecovila Clareando, em Piracaia-SP (a 90 Km de SP), em 22 e 23 de julho.
Na parte prática, os participantes vão aprender a erguer uma parede de pau a pique do zero. “Queremos mostrar que é possível as pessoas construíram as próprias casas”, diz o bioconstrutor Angelo Negri, morador da Ecovila e um dos idealizadores da oficina ao lado do engenheiro Fábio Lima. O valor da oficina, que começa às 9h do sábado e termina às 16h de domingo, custa R$ 270 (inclui o material do curso, todas as refeições e hospedagem). As inscrições podem ser feitas pelo email: cursos@kaminaricomunicacao.com.br

A técnica de pau a pique, também chamada de taipa de mão, consiste no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigas horizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós, dando origem a um painel perfurado que, após preenchido com barro, transforma-se em uma parede. Os participantes vão fazer todas as etapas do processo.

Além da não agressão ao meio ambiente, uma das grandes vantagens das técnicas de bioconstrução é o conforto térmico. Nos dias de calor, o interior fica sempre fresco. E nos dias frios, fica quentinho. As outras técnicas que serão explicadas são: adobe, superadobe e cordwood.

Na parte final do curso, será mostrado qual o melhor lugar para se erguer uma casa dentro do terreno do ponto de vista técnico e ambiental.

24211383645_b8e1b5640e_o

SOBRE OS OFICINEIROS
Angelo Negri é morador da Ecovila Clareando e bioconstrutor. Ele construiu a própria casa de 120 metros quadrados. O projeto ganhou o prêmio Planeta Casa em 2012 de melhor projeto arquitetônico.
Fábio Lima é morador da Ecovila Clareando, engenheiro civil, especializado em estruturas e agora dedica-se à bioconstrução.

SOBRE A ECOVILA CLAREANDO
A Ecovila Clareando reúne pessoas com um mesmo objetivo: viver em harmonia com a natureza, utilizando os recursos naturais de forma sustentável. Com 23 hectares, sendo dois de mata nativa, quatro nascentes recuperadas, ela está a apenas uma hora e meia de carro da cidade de São Paulo.
 
SERVIÇO
Oficina de Bioconstrução na Ecovila 
Quando: 23 e 24 de julho (sábado e domingo)
Onde: Ecovila Clareando, Piracaia – SP
Preço: R$ 270 (inclui hospedagem e alimentação)
Oficineiros: os bioconstrutores Angelo Negri (vencedor do prêmio Planeta Casa de melhor projeto arquitônico) e Fabio Lima

Inscriçõescursos@kaminaricomunicacao.com.br

Mais informações: https://goo.gl/03pONX
PROGRAMAÇÃO
Sábado –
9h – Chegada, recepção
10h às 12 h- Visita guiada pela Ecovila Clareando
13h às 14h – Almoço
15h às 18h – Técnica do Pau a pique
19h – Jantar

Domingo
8h – Café da manhã
8h30 às 12h – Técnica do Pau a pique
13h às 14h – Almoço
14h30 às 16h – Onde construir a casa no terreno


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Um comentário sobre “Oficina de Bioconstrução na Ecovila

  1. Que maravilhoso este projeto! Parabens a todos, especialmente ao idelizador Angelo Negri. Farei um grande esforço para ir, e conhecer todos vocês, pois apresentarei a voces o projeto que tenho em Bauru, o Love Tree (plantio de arvores frutiferasnem espaços públicos há 2 anos). Mandarei um e-mail apresentando minha proposta, abraços.

    Curtir

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s