Nissan começa a usar energia solar para produzir carros no Reino Unido

  • A energia solar adicionada a planta da Nissan no Reino Unido, lar do elétrico Nissan LEAF, confirma a visão de Mobilidade Inteligente da Nissan
  • 19 mil painéis solares se unirão a 10 turbinas de vento, economizando o equivalente a 3 mil toneladas de CO2 e gerando energia suficiente para construir mais de 31 mil carros por ano
  • A planta de Sunderland celebra seu 30º aniversário em 2016

Nissan começa a usar energia solar para produzir carros no Rein

Nissan começa a usar energia solar para produzir carros no Reino Unido (Imagem: divulgação)

Sunderland, Reino Unido – Em seu mais recente marco na jornada da companhia em direção à Mobilidade Inteligente, a Nissan alterou seu fornecimento de energia para a solar na sua maior planta da Europa. 

Constituído de 19 mil painéis fotovoltaicos, a nova estrutura, que fornece 4.75MW de energia, opera em sua totalidade na planta Nissan Sunderland, enquanto a Nissan continua buscando alcançar suas metas de zero emissões e zero fatalidades.

A estrutura de captação de energia solar foi instalada juntamente com 10 turbinas de vento que já geram energia limpa para a Nissan em Sunderland, o centro europeu de produção de todos os Nissan LEAF elétricos e suas baterias.

Colin Lawther, Vice-Presidente Sênior de Manufatura, Compras e Cadeia de Fornecedores da Nissan Europa, disse: “energia renovável é fundamental para a visão de Mobilidade Inteligente da Nissan. Nós produzimos aproximadamente 50 mil Nissan LEAFs na Europa, e o novo LEAF com autonomia de 250 km já está disponível. Com 10 turbinas de vento que já geram energia para nossa planta em Sunderland, esta nova estrutura solar irá reduzir ainda mais os impactos ambientais dos veículos da Nissan por todo o ciclo de vida deles”.

A Nissan começou a integrar fontes renováveis de energia a Sunderland em 2005, quando a companhia instalou as primeiras turbinas de vento na planta. Estas 10 turbinas contribuem com 6.6MW de energia, enquanto as placas solares trazem os outros 4.75MW que geram os 11.35MW totais de energia renovável produzida em Sunderland. Isto é igual a 7% das necessidades elétricas da planta, o suficiente para produzir o equivalente a 31.374 veículos.

O projeto de energia solar foi desenvolvido e instalado dentro do ciclo das pistas de teste de veículos da Nissan em Sunderland, pela companhia European Energy Photovoltaics, com 100% da energia gerada a ser aproveitada pela Nissan.

A sua instalação foi feita enquanto a Nissan celebra seu trigésimo aniversário de produção industrial no Reino Unido, tendo se tornado a maior planta de carros do Reino unido de todos os tempos, empregando cerca de 40 mil funcionários nas áreas de design de veículo, engenharia, produção, distribuição de partes, vendas e marketing, rede de concessionários e fornecedores.

Buscando a meta de veículos com emissão zero e zero fatalidades, a visão de “Mobilidade Inteligente” da Nissan pretende guiar os produtos e a tecnologia da marca, fixando as decisões críticas da companhia ao redor dos seguintes temas: como carros são motorizados e dirigidos e como são integrados à sociedade.

Iniciativas inovadoras recentemente anunciadas a respeito dos veículos elétricos e a próxima geração de tecnologia de baterias. Elas incluem:

  • Uma grande rede experimental de abastecimento de automóveis elétricos no Reino Unido em parceria com o abastecedor de energia Enel. 100 veículos-teste serão usados nos testes ainda este ano. Isto vai permitir que os donos de carros elétricos da Nissan deem energia das baterias de seus veículos de volta para o grid do Reino Unido, provendo uma fonte de energia sustentável, confiável e de baixo custo, enquanto ajuda os consumidores a economizar e a ganhar dinheiro
  • Um revolucionário sistema de armazenamento de energia residencial, batizado de XStorage e desenvolvido com a Eaton, líderes globais no gerenciamento de energia. O sistema não somente dará uma “segunda vida” às baterias dos veículos elétricos da Nissan, mas também proverá aos clientes uma solução completamente integrada para o armazenamento de energia, que colocará a distribuição e o gerenciamento de energia no controle do consumidor.
  • Confirmação de que a Nissan irá integrar o V2G soluções em tecnologia e armazenamento de energia nos principais escritórios europeus da empresa até o fim de 2017. Mais detalhes serão anunciados nos próximos meses.

# # #

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa produz automóveis na fábrica da Aliança Renault Nissan, em São José dos Pinhais, no Paraná, desde 2002, e investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March e o Nissan Versa e os motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V.

A Nissan do Brasil é patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria contempla o fornecimento de cerca de 4.200 veículos de diversos tipos que irão atender às necessidades dos Jogos e do Time Brasil. Além da parceria com o evento, a Nissan também patrocina o Revezamento das Tochas Olímpica e Paralímpica Rio 2016. A participação da Nissan nos Jogos Rio 2016 se dá, ainda, por meio do Time Nissan, programa de mentoria a 31 atletas brasileiros que buscam classificação e destaque nos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos sediados no Brasil. São mentores do grupo Hortência Marcari, maior ídolo do basquetebol feminino brasileiro, e Clodoaldo Silva, dono de 13 medalhas em Jogos Paralímpicos.

Nismo
NISMO é a abreviação de “NISsan MOtorsports,” a marca de performance da Nissan e uma das fornecedores da empresa “Innovation That Excites”. A NISMO oferece produtos com tecnologia inovadora e de alto desempenho para uma ampla gama de clientes para uso de rua. Os carros NISMO proporcionam uma experiência de condução emocionante, com a aerodinâmica de motorsports, inspiração, estilo e características de direção aprimoradas, com agilidade incomparável.
No mundo do automobilismo, a NISMO participar dos principais campeonatos de GT e de carros de esportes, tais como a “Super Series GT” japonesa, além de fornecer motores para as equipes que competem nas 24 Horas de Le Mans e na série europeia da Le Mans (ELMS).

Nissan Motor Co.
A Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior fabricante japonesa de automóveis, está baseada em Yokohama, Japão, e faz parte da Aliança Renault-Nissan. Operando com mais de 247.500 funcionários em todo o mundo, a Nissan vendeu mais de 5,32 milhões de unidades e teve lucro de 11,38 trilhões de ienes (US$ 103,6 bilhões) no ano-fiscal de 2014. A Nissan produz uma ampla gama de mais de 60 modelos com as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. A Nissan lidera a mobilidade em emissão zero no mundo, com as vendas do LEAF, primeiro veículo puramente elétrico de produção em série. É o modelo elétrico mais vendido da história, com quase 50% de participação no segmento de veículos emissão zero. Para mais informações sobre nossos produtos, servidões e compromisso com a mobilidade sustentável, visite nosso website: http://www.nissan-global.com/EN/.


Fonte: Nissan News

Anúncios

Um comentário sobre “Nissan começa a usar energia solar para produzir carros no Reino Unido

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s