Empresas apostam na coleta de resíduos para gerar negócios e preservar o meio ambiente

Ultralimpo Soluções Ambientais recolhe mais de 500 toneladas de resíduos por mês. Material é separado e destinado para reciclagem

c51b0a92-90bd-48a2-83f7-eb879ee2a58f

“por mês são recicladas 500 mil toneladas de resíduos, que deixam de ir para o aterro sanitário, um passivo ambiental” (Imagem: DINO/reprodução)

Desde o ano passado, após a alteração da Lei municipal Nº 10.340, que entrou em vigor no dia 28 de abril de 2015, a Prefeitura de Fortaleza executa somente a coleta de resíduos domésticos, deixando para as empresas especializadas a coleta de material reciclado e resíduos perigosos. Como exemplo se destaca a Ultralimpo Soluções Ambientais, que faz parte do Grupo Servis. Ela aposta nesse novo nicho de mercado e por isso aumentou em mais de 100% a sua frota de caminhões nos

últimos meses.

Especialidade
Estruturação e implantação do sistema de coleta seletiva, fornecimento de mão de obra adequada, treinamento, execução da coleta e destinação final dos resíduos, controle de indicadores e documentação aplicável, estão entre os serviços realizados em horário comercial para indústrias, restaurantes, hotéis e oficinas pela Ultralimpo.

Processo
A empresa colhe os resíduos e faz a destinação correta. Para tanto, conta com um galpão de 3 mil m² em Maracanaú/CE, que trabalha com gerenciamento integrado de resíduos, contemplando coleta, armazenamento temporário, transporte, destinação final de resíduos contaminados para grandes indústrias e blendagem (mistura de resíduos contaminados com pó de madeira, que é transformado em energia para a indústria de cimento).

De acordo com Manuel Filho, gerente executivo da Ultralimpo, “por mês são recicladas 500 toneladas de resíduos, que deixam de ir para o aterro sanitário, um passivo ambiental”, justifica.

Sobre
A Ultralimpo nasceu há 43 anos e faz parte do Grupo Servis. É especializada no gerenciamento de resíduos e atua na indústria, em postos de combustíveis, shoppings, hotéis, supermercados, condomínios e restaurantes, realizando treinamentos e consultoria ambiental, implantação da coleta seletiva, manuseio e segregação de resíduos, além de coleta, transporte e destinação final de resíduos contaminados, controle de indicadores, entre outros serviços.

O conceito de TWM – Total Waste Management, também desenvolvido pela empresa, pode ser entendido como o conjunto de medidas e controle sistemático da coleta, segregação na fonte, estocagem, transporte, processamento, tratamento, recuperação e disposição final de resíduos, que visam garantir que objetivos oriundos da norma NBR – ISO 14.001, possam ser alcançados através da gestão ambiental. A empresa possui licença de operação expedida pela SEMACE, cadastro federal do IBAMA, certificado de MOPP/ Seguro Ambiental, certificação de destinação final dos resíduos coletados e relatório mensal de automonitoramento dos resíduos para compor os outros processos de licenciamento ambiental. Coelce, UCI Cinemas, Centro de Integração Empresa-Escola, Coca-Cola, IBAMA, Estácio, Petrobras e Ambev, estão entre os clientes da Ultralimpo.


Fonte: DINO

Anúncios

Um comentário sobre “Empresas apostam na coleta de resíduos para gerar negócios e preservar o meio ambiente

  1. A prefeitura da capital Cearense dando um grande exemplo, para servir de modelo para outras prefeituras! Parabéns aos Fortalezenses! E parabéns ao empreendedor da Ultralimpo Soluções Ambientais, que apostou no futuro!

    Curtir

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s