Sete meses antes do prazo, Casa dos Ventos inaugura maior complexo eólico de Pernambuco

Com investimento de R$ 1,2 bilhão e potência instalada de 216MW, Ventos de São Clemente será acionado nesta segunda, pelo governador Paulo Câmara   

casa_dos_ventos_top2xA Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, anuncia a inauguração do complexo Ventos de São Clemente, nesta segunda-feira, 30 de maio. Diretamente do Palácio do Campo das Princesas, em Recife, o governador Paulo Câmara fará, às 11h, o acionamento remoto de um dos 126 aerogeradores de São Clemente, localizado na região do Agreste Pernambucano. Com capacidade instalada de 216,1 MW, este é, atualmente, o maior complexo eólico em funcionamento no Estado.

“Esse é o resultado de um trabalho que começou há nove anos, de implantar o conceito de desenvolvimento sustentável em Pernambuco. É um trabalho que vai continuar por muitos anos, investindo em novos conceitos e novas ideias e dando um importante exemplo para o mundo. Quando trouxemos a cadeia eólica para Suape, foi com visão de futuro. Agora, entregamos aos investidores energia limpa e infraestrutura”, declarou Paulo Câmara, lembrando que a inauguração marca a ISemana de Energia de Pernambuco, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, e o Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de Maio

“São Clemente está sendo entregue com sete meses de antecedência ao cronograma de execução estipulado pelo leilão. Oficialmente, deveria entrar em operação em janeiro de 2017, mas devido à capacidade que a Casa dos Ventos tem desenvolvido, estamos conseguindo implantar grandes projetos eólicos em curto período. O projeto foi antecipado em 214 dias”, acrescenta Mário Araripe, presidente da Casa dos Ventos.

O complexo Ventos de São Clemente é formado por oito parques eólicos, distribuídos entre os municípios de Caetés, Venturosa, Pedra e Capoeiras, a cerca de 250 km de Recife. No total, há 126 aerogeradores GE instalados, com capacidade de gerar energia suficiente para abastecer cerca de 550 mil casas.

“Esta região é um dos maiores polos de geração de energia eólica do país, é uma escolha estratégica para os investimentos da Casa dos Ventos e outras companhias do setor, tanto pela qualidade dos ventos quanto pela logística favorável que conta com uma cadeia de fornecedores cada vez mais forte no Estado. Com a operação deste complexo, Pernambuco terá uma geração anual de 1 gigawatt por hora, o que representa 8% de toda a energia consumida aqui, suficiente para atender meio milhão de residências”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões.

Ventos de São Clemente é o segundo complexo eólico inaugurado pela Casa dos Ventos em Pernambuco. O primeiro foi Ventos de Santa Brígida, localizado na região de Caetés, inaugurado no ano passado. Além deste, a companhia está investindo em outro complexo situado em terras pernambucanas, Ventos de Santo Estevão (142MW), localizado na Chapada do Araripe, que faz divisa com Piauí, e tem operação prevista para iniciar em maio de 2017.

Cerca de 100 famílias da região tornaram-se parceiras da companhia, pelo arrendamento de terrenos para a implantação do complexo. Esse modelo permite às famílias preservar a propriedade e o uso da terra para suas atividades agrícolas, além de receber mensalmente uma quantia calculada a partir da energia gerada. No caso de São Clemente, estima-se em R$ 2,5 milhões o total pago anualmente aos moradores, valor que deve estimular a economia local.

Sobre a Casa dos Ventos

A Casa dos Ventos é uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil. Há nove anos no mercado, a empresa é responsável pelo maior número de projetos que venderam energia nos leilões e no ambiente de contratação livre. Além de ter desenvolvido aproximadamente 30% de todos os empreendimentos em implantação ou operação no país, a empresa é detentora do maior portfólio de projetos eólicos do Brasil. A sede da companhia é na cidade de São Paulo e seus projetos eólicos estão localizados no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Piauí. 

www.casadosventos.com.br
facebook.com/casadosventosenergiasrenovaveis
twitter.com/acasadosventos


Fonte: Assessoria d Casa dos Ventos

Anúncios

Um comentário sobre “Sete meses antes do prazo, Casa dos Ventos inaugura maior complexo eólico de Pernambuco

  1. Parabéns aos Pernambucanos! 9 anos de trabalho e um modelo de preocupação com o futuro, e especificamente com 100 famílias assentadas que irão lucrar e estimular a economia local através da agricultura! O Brasil não é só São Paulo e Rio de Janeiro, não é só PIB e Samba, o Brasil é também o Agreste!

    Curtir

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s