Agora é obrigatório: métodos sustentáveis na construção civil

Projeto de Lei que prevê obrigatoriedade de métodos sustentáveis nas construções civis foi aprovado pela comissão julgadora. Considerado um avanço para o país, prevendo a volta do crescimento das construções civis

O projeto de lei aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), obriga a adoção de práticas sustentáveis para a construção civil. O projeto é do deputado Robert Rios Magalhães do PDT e o relator do projeto foi o deputado Júlio Arcoverde (PP), que segundo o relator, matéria tratada é de natureza legislativa e a iniciativa é de competência pontual e está de acordo com o regimento da Casa.

Segundo gerente do grupo http://www.engecoating.com.br/ Engecoating, Edson, o grande desafio para as empreiteiras na luta pela sustentabilidade é aliar o custo/benefício para os clientes com métodos que não afetem de forma negativa o meio ambiente, principalmente nas questões que se referem a energia, água, eficiência e disposição de resíduos.

O conceito de sustentabilidade nem sempre foi levado pela engenharia, apenas algumas empresas como a Engecoating conseguiram aplicar estes métodos para ajudar a natureza. Mas agora, com a obrigatoriedade, os projetos deverão fazer estudos para redução dos recursos naturais como a extração de matéria-prima, uso da água e entre outros meios sustentáveis.

Além da construção, os projetos devem ser inteligentes, passivos do recurso natural como a iluminação natural e reúso da água. A utilização de tecnologias biocompatíveis para não agredir o meio ambiente desde a sua obtenção até a vida útil.

Como citado por Edson, o custo benefício também faz parte de um ciclo sustentável, todo empreendimento deve ser viável financeiramente. Assim, as construções sustentáveis tendem a utilizar materiais e sistemas construtivos que infelizmente apresentam preços superiores aos convencionais, mas que a longo prazo serão recuperados com o aumento da vida útil da edificação e com a redução dos custos de operação e manutenção.


Imagens e texto: DINO

Anúncios

Um comentário sobre “Agora é obrigatório: métodos sustentáveis na construção civil

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s