Portugal conseguiu se manter apenas com energias renováveis por quatro dias

Semana passada, Portugal conseguiu algo impressionante. Por 107 horas, cerca de 4 dias, o país conseguiu manter-se apenas por energias renováveis: éolica, solar e hidrelétrica.

Fazer com que um país com cerca de 10 milhões de pessoas funcione sem nenhum tipo de combustível fóssil é uma marca interessante. Porém, é necessário salientar que o tempo ajudou: dias de sol e com bastante vento facilitaram o processo, além disso, temperaturas amenas ajudaram a não sobrecarregar a rede com necessidade de refrigeração ou aquecimento em excesso.

Mais inspirador que o feito em si, talvez seja notar o quanto Portugal tem diversificado suas matrizes energéticas nos últimos anos. Segundo o The Guardian, o país tem investido bastante:

Ainda em 2013, Portugal gerava metade de sua capacidade elétrica com combustíveis fósseis, com 27% vindo de usinas nucleares, 13% hidroelétrica, 7,5% eólica e 3% solar, segundo dados do Eurostat.

No último ano, os números mudaram. A energia eólica representa 22% da geração e todos as matrizes renováveis juntas já somam 48% da energia elétrica, segundo a Associação de Energias Renováveis.

Outros países europeus estão estabelecendo objetivos semelhantes. A Alemanha chegou próxima a ficar sem emissão de energia gerada por combustível fóssil, e o Reino Unido recentemente comemorou a semana “sem carvão” como parte de um compromisso em não usar mais energia suja até 2025. A Dinamarca — considerada um modelo de cuidado com o meio ambiente — está constantemente gerando mais energia eólica do que precisa.

O governo brasileiro fechou 2015 com pouco mais de 80% de energia gerada por fontes renováveis— é importante notar que mais da metade da energia gerada no país é hidrelétrica, e apenas 16% da capacidade é produzida por outros meios, como sol e vento. Esse último meio, inclusive, é visto com grande potencial a ser explorado, sobretudo no Nordeste.

Foto do topo: Armando França/AP


Fonte: Gizmodo/Uol

Anúncios

Um comentário sobre “Portugal conseguiu se manter apenas com energias renováveis por quatro dias

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s