Curso apresenta ferramentas para elaboração de relatório de sustentabilidade‏

06

Camile Rebeca Bruns e Adelita Adiers ministraram o curso de Elaboração de relatórios de sustentabilidade

“Elaboração de relatórios de sustentabilidade” foi o foco do curso que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) promoveu, nessa semana, em Chapecó. A capacitação reuniu profissionais do segmento que atuam nas cooperativas do oeste para discutir a os stakeholders e as ferramentas de sustentabilidade a serem aplicadas para a construção dos relatórios socioambientais e elaboração dos Relatórios de Sustentabilidade.

As instrutoras Adelita Adiers (especialista em Responsabilidade Social e Gestão do terceiro setor) e Camile Rebeca Bruns (especialista em Gestão de Responsabilidade Social) apresentaram instrumentos e ferramentas para análise das ações existentes na cooperativa e para melhorar a área de responsabilidade social e sustentabilidade. Detalharam aspectos sobre responsabilidade social x sustentabilidade como, por exemplo, a sustentabilidade e a relação com os negócios, bem como a sustentabilidade empresarial, visando facilitar a sua adoção pelas cooperativas.

Outro assunto em destaque esteve relacionado às ferramentas e indicadores de sustentabilidade – ISO 26000, Indicadores Ethos, Pacto Global, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância da organização criar seus indicadores baseados nas características do próprio negócio para monitoramento e relato.

“O relatório de sustentabilidade é um instrumento de gestão e de informações que visa reportar, da forma mais transparente possível, informações econômicas, financeiras e socioambientais sobre o desempenho das cooperativas aos públicos estratégicos (stakeholder)”, explicou Camile, ao destacar a importância de atualizar os funcionários das cooperativas sobre o assunto.

Segundo as instrutoras, o relatório é uma ferramenta fundamental para o planejamento estratégico da cooperativa. “Representa o diagnóstico de um período determinado das ações socioambientais e, nas cooperativas, é o relatório anual que retrata as ações socioambientais”.

Os benefícios e desafios do relatório de sustentabilidade para a organização incluem ações como identificar pontos fortes e fracos do negócio e da gestão, identificar riscos e oportunidades, melhorar sistemas de gestão e estabelecimento de metas, ajudar a tonar a organização em um empregador atraente, integrar departamentos e promover a inovação, além de obter vantagem competitiva e tronar-se um líder de mercado. Entre as vantagens para a sociedade estão o auxílio na geração de administrar riscos socioambientais e promover ajuda a melhorar o diálogo entre a organização e a sociedade a encontrar soluções em comum.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Um comentário sobre “Curso apresenta ferramentas para elaboração de relatório de sustentabilidade‏

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s