Com entrada gratuita, evento mostra alternativas ambientais para diversos setores

Como posso melhorar o mundo? Esta pergunta ecoou durante a abertura da II Feira da Sustentabilidade, na manhã de hoje. A resposta de cada participante sintetizou que tudo é possível por meio de ações coletivas ou individuais. E quem deseja conferir as novidades que já estão sendo implantadas nos mais diversos setores pode visitar o evento na Casa do Marquês, no bairro Monte Alegre, em Piracicaba (SP), até sábado. Todas as informações estão no site www.feiradasustentabilidade.com.br. A entrada é gratuita.

Para Mônica Cabello de Brito, coordenadora geral da II Feira da Sustentabilidade, o evento é uma realidade a partir da colaboração dos patrocinadores e mais de 80 parceiros, com serviços e produtos em prol do mundo melhor. “Quando pensamos em sustentabilidade incluímos resíduos transformadores, ações emocionais e democráticas que podem ajudar o próximo”, disse.

Renato Oliani, gerente adjunto do Sesc, apoiador cultural, comentou o incentivo da instituição à Feira. Já Neto Mello, gerente de Relações Instituições de Oji Papéis Especiais, comparou a felicidade com a sustentabilidade. “Uma é consequência da outra quando promovem a melhoria de todos. Segundo ele, a sustentabilidade está entre os quatro valores da empresa no mundo para atingir o coletivo”.

Aberura da II Feira da Sustentabilidade - Piracicaba (SP) - Crédito Marcelo Basso - Engenho da Notícia

A abertura da II Feira da Sustentabilidade também contou Paulo Checoli, presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). “A educação ambiental deve começar pelas crianças, pois elas estão vivendo uma nova consciência e isso refletirá no futuro. Também incentivamos a parte ambiental das nossas empresas associadas”.

Os três últimos discursos encerraram a abertura oficial. Miguel Cooper, da Superintendência de Gestão Ambiental da USP, destacou a necessidade da preservação do solo como base da sociedade saudável. Gabriel Ferrato, prefeito de Piracicaba, citou a exposição ambiental realizada a cada dois anos, 100% do esgoto tratado e a criação da Central de Tratamento de Resíduos. “Nossa cidade será a primeira a cumprir o plano nacional”, falou. Na sequência, Edinalva Inês Correa Souza, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), explicou que 70 famílias são sustentadas pela coleta seletiva local

ATIVIDADES

A II Feira da Sustentabilidade conta com soluções para economia de água e energia, madeira plástica, tecidos sustentáveis, tecnologias ambientais para construção civil entre outros produtos e serviços. A programação inclui palestras, gastronomia, intervenção musical, minicursos, exposições, Espaço Modelo e mais de 50 atividades.

Até sábado, contará com 14 escolas e grupos monitorados, 14 minicursos, quatro mesas-redondas, 32 estandes com produtos sustentáveis e um espaço demonstrativo. A área de alimentação tem seis food trucks, uma cantina e uma cafeteria com opções saudáveis, todas comercializadas.  O funcionamento é: dias 14 e 15, das 9h às 19h, e dia 16, das 9h às 17h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

INSCRIÇÕES

Toda a programação está no site www.feiradasustentabilidade.com.br. Quem se cadastra por e-mail recebe as informações completas. Com vagas limitadas, para participar das atividades paralelas, como palestras e minicursos, por exemplo, é necessário chegar com 20 a 30 minutos de antecedência na Casa do Marquês e indicar o interesse. A entrada é por ordem de chegada.

ORGANIZAÇÃO

A II Feira da Sustentabilidade – Compartilhando novas leituras e inspirações é organizada pela Casa do Marquês, Casa da Floresta Assessoria Ambiental e Instituto Casa da Floresta. O patrocínio é a Oji Papéis Especiais e Klabin, com apoio cultural do Sesc Piracicaba e colaborativo dos seguintes parceiros: Aguapé Engenharia e Projetos Ecológicos, Programa Cidades Sustentáveis, Instituto Mobilidade Verde, Oscip Pira 21, Cooperativa Reciclador Solidário de Piracicaba, Renova Ecopeças, Porto Seguro, Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Prefeitura de Piracicaba, Xaos, Neurônio Adicional, Muda-SP, Pleno Sol, Alma Filmes, Chef Renata Palma, Enki Energy, Dra. Renata Helena S. Bueno, TV Unimep, Palmeiras Barreiro, Instituto Auá, Indusparquet, Capela Monte Alegre, SolEco, CBPark, Click Eventhos, Cobogó Arquitetura, Foto Solar, Curió Aprendizagem, Fundação Vanzolin, Colméia, Eco Casa, Stamade, Consórcio PCJ, Pés no Chão, EcoSimple, Engajados, Exon Eventos, Archidomus – Arquitetura e Design, Fealq, Net Claro, Guaxo Projetos Sustentáveis, Iandé – Educação e Sustentabilidade, Imaflora, Instituto Kairós, Simespi, LPM- Laboratório de Planejamento Municipal, Oca, Café Morro Grande Orgânico, Planetária, Ver a Cidade, Empório Produções, Projeto Ponte/Esalq, Ecoamos, Atual Automação e Elétrica, Solsustenge, Blasco Desenvolvimento Institucional, Morada da Floresta, Observatório Cidadão de Piracicaba, PKT Desenvolvimento Empresarial, Sabiá – SocioagroBiodiversidade Alimentar, Engenho da Notícia Assessoria de Imprensa, Senac-SP, Conselho da Mulher Executiva do Simespi, Unimep e USP Recicla.

Serviço:

II Feira da Sustentabilidade Compartilhando novas leituras e inspirações

Data/horário: ABRIL  – 14 e 15, das 9h às 19h; 16, das 9h às 17h

Local: Casa do Marquês, bairro Monte Alegre, Piracicaba (SP) – Avenida Comendador Pedro Morganti, 4.970


Fonte: Assessoria de Imprensa – II Feira da Sustentabilidade

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s