Qual é a forma correta para o descarte de medicamentos?

Farmacêutico explica os prejuízos que o descarte incorreto pode provocar na saúde e no meio ambiente

medicamentos farmacia remedio descarte

Medicamentos – prateleira da farmácia (Imagem: reprodução/EBC)

O descarte incorreto de medicamentos vencidos foi o assunto da entrevista que Artemisa Azevedo fez no programa Falando Fracamente da Rádio Nacional da Amazônia, com o farmacêutico Alberto Malta Júnior.

Os resíduos de medicamentos causam muitos problemas pra saúde humana e para o meio ambiente, podendo afetar o crescimento de plantas, mudança de sexo dos animais e contaminação de alimentos. Para o ser humano um dos principais problemas está no aparecimento de bactérias resistentes ao jogar no lixo comum, antibióticos e outros antimicrobianos.

Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um relatório sobre essa resistência e já alertou toda a sociedade internacional sobre esse assunto. Outro problema que o medicamento vencido traz  é o risco de intoxicação.

Com relação ao descarte correto o farmacêutico alertou: ” As pessoas têm descartado o medicamento na pia ou no vaso sanitário o que é um erro,  porque do vaso sanitário ele vai pro solo e pro meio ambiente,  descartar no lixo comum também é um dano porque dali vai se misturar com o lixo e comum e dali vai surgir as contaminações naturais do meio ambiente. A forma correta é que deveria haver uma logística,  ou seja ,  tanto o usuário como os serviços deveria enviar os remédios para incineração. Esse tratamento no serviço público deveria ser viabilizado pelas prefeituras e no serviço privado deveria haver um acordo entre indústrias e varejo.”


Fonte: EBC

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s