Holandeses criam geladeira subterrânea sem energia elétrica

Antes de as geladeiras existirem, muitas pessoas armazenavam boa parte de seus alimentos em porões ou adegas, que eram basicamente quartos subterrâneos com uma temperatura estável ao longo do ano. Agora, uma empresa holandesa desenvolveu uma versão desse eficaz sistema de armazenamento, usando os mais modernos materiais, recursos tecnológicos e o design do século XXI: o Groundfridge (a junção das palavras frigorífico e chão em inglês), que chegará ao mercado em meados deste ano.

geladeira sustentável

Mulher sai de refrigerador da empresa Weltevree (Foto: Weltevree NL / Divulgação)

O Groundfridge tem capacidade de 3 mil litros, equivalente a 20 refrigeradores, e é suficiente para armazenar meia tonelada de comida, segundo a empresa dona da invenção. A Weltevree (www.weltevree.nl) garante que este sistema responde às necessidades dos novos cidadãos que desejam guardar seus alimentos de forma prática e sustentável.

A geladeira tem formato esférico e mede 2,28 metros de diâmetro e 2,34 metros de altura, a estrutura pesa 300 kg no total (uma geladeira padrão pesa entre 70 e 100 kg), sua porta mede 1 metro por 1 metro, e uma escada de sete degraus leva o usuário para dentro dela.

507632

Refrigerador subterrâneo permite conservar alimentos em perfeito estado, inclusive quando a temperatura externa estiver em 35ºC (Foto: Weltevree NL / Divulgação)

A empresa destaca que a temperatura interna deste sistema se mantém a uma média de 10 graus centígrados (ºC), embora a externa, ao ar livre, possa oscilar entre os 35 ºC e os -10 ºC. De acordo com a revista “TreeHugger”, esta unidade de poliéster laminado à mão e com uma porta de acesso, parece projetada para que seu usuário não tenha que lidar com a indesejada sujeira.

Para instalar o equipamento o ideal é cavar um buraco, deixar a unidade dentro e pôr a terra restante formando um pequeno monte que cobrirá a parte superior da estrutura, a qual se mantém acima do nível da terra, evitando a entrada das águas superficiais.

groundfridge

Entrada da Groundfridge (Foto: Weltevree NL / Divulgação)

REFRIGERAR SEM USAR ELETRICIDADE

“O Groundfridge é muito útil para pessoas, empresas, restaurantes ou proprietários de terrenos que pretendem cultivar e armazenar os alimentos de maneira sustentável, e também poderia ser utilizado em missões militares em zonas desérticas”, explica à Agência Efe o projetista Léonie Platjouw, responsável pelo setor de Vendas e Aquisições da Weltevree na cidade de Arnhem, na Holanda.

Segundo ele, o sistema é muito adaptável a casas com jardim, hortas ou pequenos terrenos ao lado da propriedade principal, de maneira individual ou compartilhada em áreas comunitárias, e para aqueles que cultivam suas próprias frutas e verduras e que poderiam ser armazenadas no Groundfridge.

Floris Schoonderbeek, o principal designer e cofundador da empresa, explica que manter um alimento sem a necessidade de um refrigerador padrão e, portanto, sem utilizar a eletricidade, é possível, graças a este sistema autônomo de resfriamento em adega, desenvolvido por vários parceiros, entre eles a Universidade de Wageningen.

“Esta versão inovadora da adega de porão tradicional, com amáveis curvas, formas redondas e escadas amplas, se baseia em princípios antigos, que foram reinterpretados e executados de forma inovadora. O Groundfridge foi projetado pensando, entre outros, nos cosmopolitas de hoje em dia, que têm seu próprio horto e levam vidas modernas e autossuficientes”, diz ele.

geladeira groundfridge

Geladeira tem uma capacidade de 3 mil litros, equivalente a 20 refrigeradores, e suficiente para armazenar meia tonelada de alimento (Foto: Weltevree NL / Divulgação)

Segundo o designer, o Groundfridge usa a capacidade isolante do solo e o efeito de esfriamento de água subterrânea para que a temperatura interna se mantenha constante durante todo o ano, o que somado a uma umidade do ar e a uma ventilação muito adequada, oferece condições perfeitas para armazenar frutas, verduras, vinhos e queijos.

“Poucos produtos requerem uma armazenagem a temperaturas constante de 3 a 4°C”, defende ele, ressaltando que seu equipamento conta com iluminação LED.

507636

O Groundfridge é fabricado com materiais plásticos (Foto: Weltevree NL / Divulgação)

MELHOR ARMAZENAR PELAS MANHÃS

“A cobertura colocada na parte superior do Groundfridge vem do excesso de terra que se produz ao escavar o lugar de alojamento no solo, que deve ter um metro de espessura e o núcleo interior da unidade ter um volume de 7,85 metros cúbicos”, detalha Léonie Platjouw.

Mas a dica de ouro é armazenar os produtos pela manhã, quando o clima é mais fresco, o que evita que o usuário leve calor não desejado ao entrar na unidade.

Esquema do funcionamento e da instalação de um dos equipamentos

Esquema do funcionamento e da instalação de um dos equipamentos (Foto: Weltevree NL / Divulgação)

O Groundfridge, ao mesmo tempo, é fechado e aberto, já que a possível condensação dos produtos armazenados é drenada através das paredes e de uma escotilha situada na parte inferior, e um ventilador faz a circulação de ar, mantendo a quantidade de oxigênio no nível adequado.

O poliéster foi escolhido para fabricá-lo porque “é um material leve, com vida útil longa e muito resistente às condições de solo e às raízes das árvores ou outras plantas”. Além disso, seu núcleo foi desenhado de forma arredondada, “porque confere força e tem uma grande superfície de contato com a terra, permitindo uma adequada regulação da temperatura”, segundo Platjouw.

Colocação de vinhos no Groundfridge

Colocação de vinhos no Groundfridge (Foto: Weltevree NL / Divulgação)

O Groundfridge pode ser instalado em praticamente qualquer tipo de solo e seus criadores sugerem plantar árvores frutíferas ou gramado alto por cima do montinho que cobre o refrigerador.

“Uma árvore absorve muitos litros d’água por dia e essa água entra em contato com o Groundfridge proporcionando uma refrigeração adicional”, esclarece Platjouw, acrescentando que algo parecido ocorre com a grama, “já que quando é regada regularmente, a água vai para baixo do solo e aumenta a refrigeração do sistema”.


Fonte: Terra

Anúncios

2 comentários sobre “Holandeses criam geladeira subterrânea sem energia elétrica

  1. Verdade, isto não é novidade, meu pai croiou toda a família com produtos alimentícios armazenados no porão, isto é, cantina, o ano inteiro, durante as 4 estações. No verão o pai,após o almoço, descansava no porão”fresquinho”, e no inverno também, pois era uma temperatura ” quentinho, scaldin”, na linguagem Veneta. Que bom, a humanidade evoluiu,disceminou o conhecimento graças a internet, e eu estar vivo, poder acompanhar o desenvolvimento e todas estas transformações. God, I believe. Thanks.

    Curtir

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s