Seminário sobre Materiais de Construção Sustentáveis

Fundação Vanzolini promove seminário sobre avaliação do ciclo de vida e declaração ambiental de produtos da construção civil na Feicon Batimat 2016

produçao Santa Luzia_IMG_7826 copy copy

A avaliação do ciclo de vida e a declaração ambiental de produtos são ainda um dos grandes desafios para a sustentabilidade da indústria global. No setor da construção civil, uma das áreas que mais consome recursos naturais e impacta o meio ambiente, essa realidade não é diferente. Nesse contexto, a Fundação Vanzolini, promove no dia 13, das 8h às 12h30, durante o congresso da Feicon Batimat 2016 (de 12 a 16 de abril), o seminário intitulado “A Prática da Avaliação de Ciclo de Vida – ACV e Declaração Ambiental de Produto – EPD Verificada”.

A Fundação Vanzolini, que é ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), lançou, em 2012, o selo RGMat – a primeira certificação de sustentabilidade de materiais de construção do Brasil, e que avalia o  ACV e EPD de produtos do segmento.

O selo RGMAT tem o objetivo de proporcionar ao mercado informações relevantes, verificadas e comparáveis sobre os aspectos ambientais, de conforto e de saúde dos produtos e materiais da construção. Em 2016, a Indústria Santa Luzia, que é líder na fabricação de revestimentos e rodapés com plásticos reciclados, conquistou o selo.

Para atingir essa conquista, a Santa Luzia demandou três anos de estudos e testes de todos os seus processos, desde a captação dos resíduos de poliestireno expandido – EPS (Isopor®) até o produto final, incluindo Avaliação de Processo e Insumos, Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e Declaração Ambiental de Produto (EPD – Environmental Product Declaration, elaborada com observância às diretrizes da ISO 14025, Environmental label and declarations – Type III environmental declarationsPrinciples and procedures, bem como às diretrizes da ISO 21930, Sustainability in building construction – Environmental declaration of building products).

Durante o seminário, além de os palestrantes detalharem o funcionamento das avaliações ambientais para produtos, o coordenador executivo da Certificação AQUA-HQE – sistema de avaliação de desempenho ambiental das construções brasileiras – da Fundação Vanzolini, Manuel Carlos Reis Martins, vai mostrar como os produtos com ACV e EPD se relacionam no contexto das construções sustentáveis e favorecem na conquista da certificação AQUA-HQE.

Simpósio “A Prática da Avaliação de Ciclo de Vida – ACV e Declaração Ambiental de Produto – EPD Verificada” na Feicon  Batimat 2016.

Data  13 de Abril de 2016

Horário da 8:30h às 13h

Local – Feicon – Hotel Holiday Inn – Sala Araucária

Local: Anhembi – São Paulo

Programa

8:30h  – Abertura

8:45h – Análise de Ciclo de Vida e Declaração Ambiental de Produto

Palestrante: Stéphanny Niehues Wiggers May – Indústria Santa Luzia

9:30h – Avaliação de Ciclo de Vida – Procobre

Palestrante: Antonio Maschietto Jr.

10:15h  –  Coffee break

10:30h  –  ACV dos Produtos Cerâmicos

Palestrante: Luis Lima e André Pontes

11:15h  –  Os materiais de construção no AQUA-HQE

Palestrante: Prof. Manuel Carlos Reis Martins

11:45h  – EPD e ACV –  Visão Geral e Mediação com palestrantes e perguntas

Palestrante: Prof. Gil Anderi da Silva – Departamento de Engenharia Química da EPUSP

12:30h  –  Encerramento


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s