Projeto quer levar energia eólica para terra indígena na Amazônia

Maíra Heinen

 

A escolha da hidroeletricidade como maior fonte de energia no país gera diversos embates. Se, por um lado, governantes e empresas apostam no grande potencial hídrico brasileiro, por outro, populações tradicionais e entidades não governamentais destacam consequências negativas ambientais e sociais.

Entre os anos de 2020 e 2023, devem ser viabilizadas na Amazônia Legal nove usinas hidrelétricas. Os dados estão no plano de expansão de energia da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia.

Mas, como pontapé para novas possibilidades, Roraima deve receber, em 2017, o primeiro sistema de geração de energia eólica em terra indígena na Amazônia. O projeto é resultado de uma parceria do Instituto Socioambiental, da Universidade Federal do Maranhão, do Conselho Indígena de Roraima, entre outros.


Fonte: EBC

Anúncios

Um comentário sobre “Projeto quer levar energia eólica para terra indígena na Amazônia

  1. Não entendo amplamente sobre o assunto, mas pelo que leio é uma fonte de energia muito inteligente e bastante auto sustentável. Li de cidades Europeias que sustentam 70% de toda sua energia através de pólos Eólicos. Roraima é um ótimo começo! Esperamos investimentos livre de corrupção para construção dessas “novas” fontes de captação de energia.

    Curtir

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s