Conexão Sustentável Alcoa leva cultura para sete estados

Projeto itinerante de teatro e cinema tem foco na sustentabilidade

O Conexão Sustentável Alcoa, projeto que alcançou mais de 45 mil pessoas no ano passado, chega à segunda edição em 2016. A partir de 15 de março, três grupos teatrais levarão informação sobre conservação ambiental e entretenimento para crianças e adultos de sete estados: Pará, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 O primeiro destino do Conexão Sustentável será Juruti, no oeste do Pará. Até o dia 10 de agosto, quando o projeto chega ao fim, serão mais de uma centena de apresentações em outras nove cidades (ver programação abaixo). Durante os 113 dias da primeira edição do projeto, em 2015, foram percorridos mais de 25 mil quilômetros pelas estradas do país; realizadas 158 apresentações teatrais e 214 sessões de cinema; reaproveitadas 2.500 garrafas pet em oficinas de reciclagem, e distribuídas 1.500 mudas ou sementes e 35.000 cartilhas. Todas as emissões de carbono geradas nos deslocamentos e nas demais atividades foram neutralizadas.

Além dos espetáculos gratuitos, com foco prioritário no público infantil e jovem, haverá oficinas sobre reciclagem que integram recreação e educação ambiental. A programação ocorre no Palcomóvel, caminhão com a carroceria adaptada que estaciona em locais de fácil acesso ao público.

As companhias Rodamoinho e Circo Fool vão fazer a primeira série de apresentações em Juruti (PA). As duas apresentam peças que destacam a importância da proteção ao meio ambiente. Além disso, será realizada a oficina O Palhaço Sustentável. Com o auxílio de jogos, exercícios e improvisações, os participantes confeccionarão peças para o figurino de palhaço a partir de materiais recicláveis. A companhia de teatro Experimentus participará do projeto em outras localidades.

A gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi, destaca que o Conexão Sustentável Alcoa promove o acesso à cultura e à sustentabilidade, contribuindo para o conhecimento e o fortalecimento de diversas comunidades.

Nos meses de junho e julho o Conexão Sustentável terá uma segunda etapa, o Rodas Sustentáveis. Dessa vez, o teatro dará espaço aos audiovisuais – e o público alvo serão os caminhoneiros. Um caminhão especialmente transformado em sala de cinema, com espaço climatizado, 30 poltronas e tela de 120 polegadas, vai visitar locais de parada para descanso dos motoristas e promover sessões especiais de audiovisuais que abordam temas como sustentabilidade e preservação ambiental. “A intenção é oferecer um espaço agradável para que os caminhoneiros tenham acesso ao lazer e a informação”, diz o produtor Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo projeto.

 No mês de julho a cidade de Juruti (PA) receberá a terceira etapa do Conexão Sustentável: o Cinemóvel, um caminhão com a carroceria convertida em sala de cinema. Serão seis sessões por dia para alunos da rede pública de ensino e comunidade em geral. O Conexão Sustentável Alcoa é aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à cultura.

Serviço 1ª etapa:

Cidade                                   Data

 Juruti (PA)                             15 a 18/03

 Juruti  (PA)                             21 a 24/03

 São Luís (MA)                        29/03 a 01/04

 Itapissuma (PE)                      05 a 08/04

 Igarassú (PE)                          12 a 15/04

 Divinolândia (SP)                     26 a 29/04

 Poços De Caldas (MG)            03 a 06/05

  Andradas (MG)                        10 a 13/05

 São Caetano (SP)                    17 a 20/05

 Machadinho (RS)                     23 a 26/05

 Tubarão                               30/05 a 02/06

 ATRAÇÕES

 Festa no Céu – Companhia Rodamoinho

 Compadre sapo busca compreender problemas ecológicos que têm surgido em seu brejo e deseja participar da festa que vai acontecer no céu. Engana o compadre urubu e viaja escondido nos pertences do amigo. Na volta, em pleno voo, o urubu se descobre enganado. Nasce aí o maior conflito da peça: jogar ou não jogar o sapo dos ares para a terra? A decisão do urubu e outros acontecimentos levam o público a refletir sobre a preservação da natureza e sobre o ciclo: vida, morte e renascimento.

O Menino do Dedo Verde – Experimentus

Na cinzenta cidade de Mirapólvora mora um menino a quem todos chamam de Tistu. Dizem por todos os cantos que ele não é como as outras crianças. Numa de suas aulas de jardinagem ele descobriu ter um dom mais que especial: um polegar verde capaz de fazer brotar plantas nos lugares mais improváveis. Desde esse dia, a vida em Mirapólvora nunca mais foi a mesma.

Circológico – Circo Fool

Os palhaços “Petit Gatão” e “Calunga” apresentam um espetáculo misto de comédia, destreza e informação, onde a sustentabilidade é o ponto de referencia para recriar o circo com alguns aparelhos e objetos reciclados. Além das cenas de humor e destreza, os palhaços apresentam cantigas autorais, com letras de teor ecológico, que são ligeiramente repetidas pelo público. Ao longo do espetáculo o público vai se inteirando de questões ecológicas através do encantamento circense. A ideia central deste espetáculo é demonstrar que a sustentabilidade pode ser vivenciada por todos, até por dois palhaços.

Circo 11 – Oficina O Palhaço Sustentável

O curso é uma introdução à linguagem do palhaço. Através de jogos, exercícios e improvisações o curso apresenta a menor máscara do mundo – o nariz vermelho – e sua relação com a vida, com o palco, com o público e com a ideia de sustentabilidade.

Nessa jornada o aluno passa por diversos exercícios que abordam o ingênuo e despretensioso do ser humano e investiga sua maneira peculiar de fazer o público rir. O curso também oferece ferramentas para que o aluno confeccione duas peças para o seu figurino, as peças são construídas a partir de materiais recicláveis.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s