Arquiteto Arthur Casas apresenta o projeto autossuficiente N.O.V.A em Florianópolis

Na palestra que será realizada no dia 9 de março, no Shopping Casa & Design, o arquiteto fala sobre o projeto N.O.V.A – Nós Vivemos o Amanhã e os conceitos empregados na construção da casa em Niterói (RJ). As inscrições são gratuitas e limitadas

image002

Imagem: divulgação

Como será a casa no futuro? O Projeto N.O.V.A – Nós Vivemos o Amanhã é uma resposta. Lançado pela Enel em parceria com universidades cariocas, a casa será erguida em breve em Niterói, no Rio de Janeiro. O projeto arquitetônico tem assinatura do Studio Arthur Casas, com sede em São Paulo. Para falar sobre o trabalho o arquiteto Arthur Casas vem a Florianópolis, no dia 09 de março, a convite do Shopping Casa & Design.

O primeiro passo do projeto foi lançar um espaço interativo para que as pessoas de diferentes faixas etárias e regiões do país e mundo pudessem colaborar com ideias e sugestões inovadoras para um futuro melhor. Dessa forma os internautas postaram suas contribuições em 32 categorias disponíveis na plataforma digital www.nosvivemosoamanha.com.br. Desde novembro de 2014 foram cerca de 200 mil acessos de 106 países, 23 mil visitantes únicos interagiram com a plataforma compartilhando ideias e informações, e quatro mil ideias cadastradas foram avaliadas por um comitê técnico responsável pela seleção das melhores propostas, que serviram como base para a concepção do projeto arquitetônico.

“Este projeto nos deu a incrível oportunidade de projetar uma casa que gera mais energia do que consome.Também nos fez reavaliar espaços domésticos em linha com as necessidades impostas pela sociedade moderna”, comenta Arthur Casas. E complementa “o que se espera com a realização dessa obra é mostrar que não há razão para não vivermos em harmonia com a natureza de uma forma sustentável”.

Sustentabilidade

A casa será autossuficiente em energia e funcionará como uma microrrede, produzindo cerca de 105% de sua demanda energética, graças à energia solar gerada por painéis instalados no telhado. A energia excedente poderá ser armazenada em baterias de alta capacidade ou transferida para a rede de distribuição local, aumentando a produção e o consumo de energia limpa. Além disso, o projeto foi desenhado para que não seja necessário o uso de energia elétrica durante o dia.

A construção vai reduzir em até 85% o volume de resíduos e em 80% a emissão de carbono em comparação com uma casa convencional do mesmo tamanho. Será a primeira construção na América do Sul a concorrer à certificação Living Building Challenge (LBC), selo internacional com padrão de desempenho rigoroso que certifica edificações de todas as escalas que operam de forma limpa e responsável com o meio ambiente. Após concluída a casa funcionará como um “living lab”, onde pessoas comuns vão poder cooperar com o projeto, vivendo no local e testando diariamente as soluções inovadoras apresentadas. As tecnologias e seu impactos na vida cotidiana e nos hábitos de consumo dos moradores serão monitorados, com o objetivo de aprimorar as soluções oferecidas pelo projeto.

A atual fase do projeto está sendo coordenada pela distribuidora de energia elétrica Ampla, subsidiária do grupo Enel no Brasil que é responsável pela projeto NO.V.A., e por duas instituições de ensino parceiras: a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A palestra “N.O.V.A – Nós Vivemos o Amanhã” faz parte da programação de aniversário dos 15 anos do Shopping Casa & Design e conta com o patrocínio do Oceanic. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas pelo email casaedesign@shoppingcasaedesign.com.br

ArthurCasas_por_@JHONATAN CHICARONI_227

Imagem: divulgação

SERVIÇO

O que: Palestra sobre o projeto N.O.V.A – Nós Vivemos o Amanhã com o arquiteto Arthur Casas

Data: 9 de março (quarta-feira)

Horário: 9h

Onde: Shopping Casa & Design, SC 401

Inscrições gratuitas e limitadas: casaedesign@shoppingcasaedesign.com.br

Realização: Shopping Casa & Design

Patrocínio: Oceanic


Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s