SindusCon-SP oferece curso de “Gestão em sustentabilidade na construção civil”

Oportunidade de conhecer e aprender com o especialistas líderes em sustentabilidade na construção civil.

A preocupação ambiental das construtoras cresce a cada dia e a gestão eficiente de recursos finitos deve estar entre as prioridades de engenheiros, arquitetos, técnicos e estudantes. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), atento às necessidades do mercado, está oferecendo o curso de “Gestão em sustentabilidade na construção civil”.

O curso irá abordar os principais conceitos de sustentabilidade tendo em vista o ciclo de vida dos empreendimentos – desde a concepção até após-ocupação – de forma objetiva e permitirá aos alunos implantarem esses conceitos na prática. As aulas serão ministradas por profissionais que são referência no assunto.

De acordo com a coordenadora técnica do curso, Lilian Sarrouf, é importante que o profissional esteja atualizado com as questões da área ambiental que fazem parte do negócio da empresa. “Os benefícios envolvem: redução dos riscos de produtividade por falta de recursos naturais ou por causa do aumento do custo deles, o correto atendimento as legislações do setor, o diferencial competitivo dos produtos, além do conhecimento dos requisitos ambientais presentes nos financiamentos etc.”.

conteudo-GESTÃO-DE-SUSTENTABILIDADE-20163-1024x887

Conteúdo Programático (Imagem: SindusCon/reprodução)

Profissionais de ponta

Com início programado em 4 de abril, o curso será distribuído em 20 módulos, com aulas as segundas-feiras, das 17h30 às 21h30. Estão inclusos ainda duas visitas técnicas e a apresentação de cases de sucesso.

Na aula de abertura os alunos contarão com palestras da mestra e doutora em Engenharia Civil e assessora do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), Vanessa Gomes, que fará um panorama da construção sustentável no Brasil e no mundo, e do vice-presidente de Sustentabilidade do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Hamilton Leite, que debaterá sobre os custos adicionais e benefícios econômicos da construção sustentável nos empreendimentos.

A engenheira da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Maria Heloisa Pádua Lima de Assumpção, e o engenheiro Antonio Luiz Lima de Queiroz, abordarão conceitos gerais e legislação relacionadas ao licenciamento ambiental. O geólogo Elton Gloeden falará sobre áreas contaminadas englobando a identificação, remediação e monitoramento, e o processo de aprovação de projetos para mudança de uso de áreas contaminadas para uso de empreendimentos imobiliários.

No módulo Concepção de Produto, o professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e supervisor do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LABEEE), Roberto Lamberts, abordará eficiência energética em edificações. A professora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo, Maristela Gomes da Silva, falará sobre materiais e sistemas construtivos sustentáveis; e a coordenadora técnica da Infinitytech, Virgínia Sodré, tratará do tema pegada hídrica. Focado na elaboração de projeto, o coordenador do Núcleo São Paulo da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), o arquiteto e urbanista Marcelo Vassalo, tratará do tema infraestrutura verde.

A Chefe do Departamento de Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Joana Carla Soares Gonçalves, vai palestrar sobre conforto ambiental – qualidade do ar interno, conforto luminoso, acústico e térmico.

No módulo de Execução, em parceria com Lilian, o mestre em Tecnologia Ambiental, professor do MBA em Construções Sustentáveis e diretor da empresa Obra Limpa, Elcio Careli, apresentará os conceitos, aspectos gerais e normativos relacionados à gestão de resíduos na construção. Este módulo irá contemplar também práticas de canteiros sustentáveis.

Entre outros profissionais de renome que integram a grade do curso, o especialista em Ciências Ambientais pela Universidade de Sidney e sócio-diretor da Pangea Capital, Roberto Strumpf, detalhará a metodologia para a elaboração de inventários de emissões.

Na fase de avaliação de desempenho ambiental, a mestra e doutora em Tecnologia e Gestão de Produção, Clarice Menezes Degani, fará uma abordagem sobre certificações ambientais. Já o mestre em engenharia de energia e meio-ambiente pela University of Cambridge, Edward Bogstein falará sobre a avaliação global de desempenho ambiental de edifícios.

Para que o aluno possa consolidar o aprendizado, o curso conta com o módulo Processo de Projeto Integrado, onde todas as disciplinas serão vistas de forma integrada, permitindo uma visão geral da aplicação de requisitos de sustentabilidade em empreendimentos. Além disso, serão realizadas duas visitas técnicas em empreendimentos de referência.

As matrículas estão abertas e o SindusCon-SP oferece condições especiais para associados de parceiros. Para informações e inscrições, clique aqui

Desde 1999, o Comitê de Meio Ambiente (Comasp) do SindusCon-SP devolve ações para capacitação das empresas e profissionais do setor em temas relacionados ao meio ambiente.

Sobre o SindusCon-SP
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) é a maior associação de empresas do setor na América Latina. Congrega e representa 650 construtoras associadas e 15 mil filiadas em todo o estado. A construção paulista representa 27,5% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 5,5% do Produto Interno Bruto do Brasil.


Fonte: Assessoria de Imprensa SindusCon-SP

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s