Cidade paranaense aprova projeto para que 100% de sua energia venha de fezes animais

A cidade de Entre Rios do Oeste, no Paraná, pretende se tornar referência em energia renovável e autossustentável no Brasil, unindo o útil ao fundamental, ainda que nem tão agradável assim. A cidade pretende zerar suas contas de luz aproveitando os resíduos dos porcos, gado bovino e aves, e com isso gerar energia limpa para seus moradores.

BIOGÁS2

Um biogasoduto de 22 km de extensão interligará 19 propriedades, responsáveis inicialmente pela produção do biogás – transformando assim o que seria um agente poluente em energia e fertilizante, e oferecendo ainda outra fonte de renda para seus produtores. A energia gerada nessa primeira fase já será suficiente para abastecer todos os prédios públicos da cidade, mas a intenção é que em breve o biogás responda a toda demanda energética de Entre Rios do Oeste.

BIOGÁS4

O projeto – uma parceria entre a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) é inovador por agrupar pequenas unidades produtoras ao redor de uma grande central: um refinaria, que transformará toda a produção em biometano.

O projeto prova que, quando o ser humano quer, consegue transformar quase tudo em boas ideias, alternativas e esperança; até mesmo fezes.

BIOGÁS5


Fonte: Hypeness

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s