CIC recebe a 7ª Estação da Sustentabilidade de Curitiba e com espaço para resíduos vegetais e de construção

A Prefeitura de Curitiba inaugurou nesta quarta- feira (17) a sétima Estação de Sustentabilidade – a terceira do tipo 2 da cidade. Localizada na Cidade Industrial de Curitiba, na esquina das ruas Orestes Thá com Rua Desembargador Cid Campelo, a estação vai receber, além de recicláveis como vidro e papel, também resíduos vegetais e da construção civil.

Implantada em uma área degradada, o espaço terá ainda uma academia ao ar livre, área de estar, novo calçamento com acessibilidade, remanso para vaga de veículo, iluminação, paisagismo e paraciclos.

“Estamos recuperando uma área que estava abandonada e aliando o útil ao agradável. Um espaço no qual a população poderá fazer exercício físico e destinar corretamente o lixo reciclável. O poder público pode realizar a coleta de uma maior quantidade de recicláveis a um custo muito menor, sem dizer que, em época de preocupação com o Aedes, este local é de grande importância e auxilia no combate ao mosquito”, disse o prefeito Gustavo Fruet, durante o ato de entrega do equipamento.

Instalada em um container marítimo com vida útil vencida, adaptado para a nova função, a estação do tipo 2 tem espaço anexo com quatro caçambas para receber restos de construção civil e resíduo vegetal.

“A comunidade da Cidade Industrial de Curitiba está recebendo um equipamento que tem uma utilidade enorme. Além de ser sustentável, é bonita. Assim a população tem local certo para fazer o descarte, evitando que este material vá parar dentro de rios, fundos de vale e terrenos baldios”, explica o secretário municipal de meio ambiente, Renato Lima.

O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Junior, aproveitou a inauguração da academia ao ar livre para contar da parceria realizada com a empresa Favretto para a manutenção desses espaços. O Município deixa de gastar mais de R$ 1 milhão ao ano em manutenção e poderá aplicar esse dinheiro em outras frentes; em contrapartida a empresa pode explorar placas publicitárias no local. “Está é a 187ª academia ao ar livre de Curitiba, até o final desta gestão pretendemos chegar a 200 academias ao ar livre entregues para a comunidade. Esta academia foi implantada através de emenda parlamentar do vereador Dirceu Moreira”, diz.

Entrega voluntária

A Estação da Sustentabilidade Tipo 2 faz parte do Sistema de Entrega Voluntária de Resíduos, que prevê a implantação de pelo menos uma estação em cada um dos 75 bairros de Curitiba. Foram desenvolvidos cinco modelos de Estações de Sustentabilidade, que serão utilizadas conforme o perfil da região em que a unidade for instalada e as classes de resíduos que receberá.

Helenice Iarrocheski, síndica do condomínio residencial Parque Verde – localizado ao lado da Estação e que possui 3 mil moradores -, relata que a Estação de Sustentabilidade e a academia ao ar livre eram reinvindicações da comunidade. “Esta área era um terreno baldio, agora virou área de lazer. A Prefeitura está de parabéns. Assim, todos saímos ganhando”, diz.

Juntas, as seis Estações de Sustentabilidade de Curitiba recolheram nos últimos 14 meses mais de 37 mil quilos de recicláveis. As duas unidades tipo 2, inauguradas no último trimestre de 2015, já recolheram 245 mil quilos de restos de vegetais e de construções.

Na CIC, o novo espaço destinado a receber os detritos da construção e vegetação funcionará de segunda a sexta feira das 7h30 às 17 horas, sábados das 8h às 12 horas, permanecendo fechada no domingo. O recebimento de recicláveis funcionará normalmente 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Estavam presentes os vereadores Dirceu Moreira, Toninho da Farmácia, Tito Zeglin, o administrador Regional CIC, Tom Vargas, o administrador regional Portão, Marco Melo, e lideranças comunitárias.

ONDE ESTÃO AS ESTAÇÕES DA SUSTENTABILIDADE

CIC – Rua Orestes Thá com Rua Desembargador Cid Campelo

Vila Verde – Rua Lydio Paulo Bettega esquina com a Rua Marco Campos

Sítio Cercado – Rua Guaçui

Guabirotuba – Avenida Senador Salgado Filho

Tingui – Avenida Paraná esquina com a Rua Joaquim Nabuco

Boa Vista – Rua Flávio Delagrave

Santa Cândida – Rua João Gbur


Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s