Linha 6 do Metrô tem construção sustentável

Fábrica de segmentos utilizados nos túneis possui estações de tratamento de água e esgoto.

Com obras em andamento desde o ano passado, a Linha 6 – Laranja, primeira linha de metrô no Brasil a ser construída e operada num regime de PPP (parceria público-privada), tem construção sustentável.

Nesta segunda-feira (15), o governador Geraldo Alckmin conheceu o processo produtivo de aduelas, segmentos que compõe os anéis de concretos utilizados para a construção do túnel por onde os trens circularão. “Todo trabalho está sendo feito pra que em 2020 a linha esteja em operação. É uma grande conquista para São Paulo e para a região norte da cidade”, destacou Alckmin.

A fábrica possui uma estação de tratamento de água e uma de tratamento de esgoto, além de um reservatório para água de reuso e aproveitamento da água da chuva. A água utilizada no processo de fabricação das aduelas será tratada e todas as etapas de trabalho que envolvem limpeza utilizarão água de reuso.

Há ainda, dentro da fábrica, uma área de estoque de insumos, entre eles agregados, cimento, aço e acessórios dimensionados para suprir o fornecimento de matéria-prima e assegurar o ritmo da produção. Mais de 300 postos de trabalho já foram criados.

Alckmin anunciou ainda que a Linha 6 terá dois shields, conhecidos como “tatuzões”, em operação simultânea para escavar os túneis. O primeiro shield começa a operar em setembro.

Anéis de concreto
A linha de produção de um anel de concreto é composta por dez etapas, desde a limpeza das formas até a desforma. Depois de estocados por 28 dias, tempo ideal para garantir a cura do concreto, os segmentos podem ser transportados e colocados dentro da tuneladora que coloca a aduela até a frente do equipamento. Após a escavação, elas são montadas pelo equipamento, formando os anéis de concreto que vão revestir os 13 quilômetros de túnel.

A fábrica em números:

• 15 anéis completos fabricados por dia, o que equivale a 27 metros de extensão;
• 7,3 mil aduelas produzidas, consumindo 165 mil m³ de concreto, 66 mil toneladas de cimento e 5 mil toneladas de aço;
• 10,2 metros é o diâmetro externo de cada anel, o interno é de 9,4 metros. E a largura é de 1,8 metro;
• 60 toneladas é o peso de cada aduela.

Linha 6: Construção, operação e manutenção
A Concessionária Move São Paulo é a empresa responsável pela construção, operação e manutenção da Linha 6, que ligará a região noroeste da cidade ao centro (Brasilândia – São Joaquim). Com 15 estações e 15,3 km, a nova linha vai transportar mais de 633 mil pessoas por dia.


Fonte: Portal do Governo do Estado

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