Alunos criam projeto que aproveita água de ar condicionado em MT

Estudantes irão representar o estado em feira de ciências em São Paulo.
Projeto ganhou o primeiro lugar em mostra estadual de ciência e tecnologia.

projeto_agua_seduc

Matheus Heinzen e Mikaella Ivo Romero com a orientadora, Ilse Signorati (Foto: Seduc-MT/reprodução)

Dois estudantes e uma professora orientadora de uma escola estadual em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá, irão participar da 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2016), realizada pela Universidade de São Paulo. Eles irão apresentar um projeto de reaproveitamento da água condensada nos aparelhos de ar condicionado.

Matheus Heinzen e Mikaella Ivo Romero estudam no 9º ano na Escola Estadual Doutor Mário Correia da Costa e são autores do projeto “Sustentabilidade com ar condicionado – aproveitamento da água”, que apresenta soluções ambientais sustentáveis no ambiente escolar e busca refletir sobre políticas ambientais inteligentes que contribuam na formação de futuros profissionais preocupados com o planeta.

Segundo a orientadora, a professora Ilse Maria Signorati, a água proveniente do gotejamento dos 27 aparelhos instalados na escola foi coletada e usada para regar o jardim, lavar os panos de limpeza, as salas e as calçadas. De acordo com Ilse Maria, os aparelhos ficam ligados, em média, 8 horas por dia, produzinho aproximadamente 12 litros de água cada um, o que corresponde, em uma semana, a uma captação de 1.620 litros.

A equipe ainda está se organizando e pedindo por apoio no município, uma vez que as despesas da viagem – como transporte e hospedagem – são por conta dos finalistas. “Mas não vamos desistir”, disse Mikaella

Para Matheus, a expectativa da dupla com a participação no evento é a melhor possível. “Vamos representar nosso estado, apresentando nosso projeto com os melhores trabalhos selecionados de várias regiões do país”, afirmou.

Projeto premiado
O projeto já foi apresentado na VII Mecti – Mostra Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação e ficou em 1º lugar na modalidade Ensino Fundamental, na categoria Ciências, em outubro de 2015. O projeto também participou da 2ª Feira Estadual da Educação Básica, realizado pelo governo do estado, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Sebrae e Senai.

Na Febrace, os participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos durante a Mostra de Finalistas, junto aos melhores trabalhos selecionados em 125 mostras científicas de várias regiões do Brasil, e concorrerão a diversos prêmios. Os estudantes poderão, inclusive, representar o Brasil na International Science & Engineering Fair 2016 (Intel ISEF), nos Estados Unidos.

Fonte: G1

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s