Professor da Esalq instala sistema de energia solar em casa

A residência é a primeira em Piracicaba a receber a estrutura para gerar energia fotovoltaica.

Preservar o meio ambiente e os recursos hídricos, economizar dinheiro e valorizar o imóvel. Esses foram os objetivos do professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Gerd Spavorek , que recentemente instalou um sistema de geração de energia fotovoltaica em sua casa. As placas do gerador utilizam a energia do Sol para produzir eletricidade em um valor superior à real necessidade do espaço, assim, o sistema produz a energia necessária e armazena outra porcentagem para a utilização em períodos em que não há iluminação natural. A residência do professor é o único imóvel doméstico que possui essa estrutura em Piracicaba.

Gerd

divulgação

O sistema não é novo, porém, tem se tornado mais comercial nos últimos tempos, principalmente em países da América do Norte e Europa. O professor, que morou na Europa durante os últimos meses, conheceu o projeto por lá e resolveu aderir à ideia quando voltou para o Brasil. A respeito dos custos, Spavorek explicou que o orçamento para uma instalação como essa varia de acordo com o tamanho da residência e a sua localização. Por exemplo, uma casa rodeada por prédios e árvores possuirá um custo maior para a instalação do produto pois está em uma área de sombreamento – o que dificulta a captação e distribuição de energia.

A ideia é que a geração de energia através de placas fotovoltaicas seja um investimento de longo prazo. “No Estado de São Paulo, a média hoje é que o sistema se pague no período de cinco a sete anos”, especificou o professor. Após a instalação, os produtos são submetidos à vistoria e autorização da concessionária, que neste caso foi a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Fonte: Imprensa Esalq

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s