Seduc e parceiros realizam aula inaugural do curso em Energia Renovável

A aula inaugural do curso aconteceu nesta segunda-feira (14).

288712a089_media

Aula inaugural de curso do Pronatec em Parnaíba (Foto: Ascom Seduc/reprodução)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Ômega Energia Renovável S.A e Delta dos Ventos Energia S.A estão ofertando ao alunos de Parnaíba e municípios vizinhos, o Curso Técnico em Sistemas de Energias Renováveis, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A aula inaugural do curso aconteceu na segunda-feira (14), no auditório do IFPI, no campus de Parnaíba, com a presença dos alunos, professores e representantes de todos os parceiros envolvidos.

O curso tem como principal objetivo formar mão de obra qualificada para energia renovável, um dos setores mais promissores do Nordeste que receberá dezenas de bilhões de reais de investimentos nos próximos anos. O curso habilitará profissionais para atuarem na implantação e operação de parques eólicos e outras fontes renováveis no Piauí e em toda região nordestina, fomentando a geração de emprego e renda, e o conhecimento científico local.

Estão sendo ofertadas 80 vagas, sendo duas turmas de 40 alunos e duração de 1.200 horas, divididas em quatro módulos. Os alunos receberão um Bolsa Formação Estudante – Pronatec, o IFPI está disponibilizando as salas de aula para a realização do curso e a Ômega investirá nos laboratórios práticos, dentro do campus, com softwares específicos e, também disponibilizará seus próprios parques eólicos para aprendizagem na prática, além de estágios para os alunos com melhor desempenho.

Segundo a coordenadora geral do Pronatec, Adriana Moura, isso só está sendo possível devido a iniciativa inovadora do governador Welington Dias e da secretária de educação, Rejane Dias, que não mediram esforços em formar esta parceria, governo estadual, federal e empresa privada, para levar até o Ministério de Educação (MEC) para aprovação e viabilização do curso por meio do Pronatec.

Logo depois da solenidade de aula inaugural com a presença dos parceiros, os alunos já iniciaram o curso com primeira aula de conteúdos teóricos. Na oportunidade o aluno Fabrício da Costa, desabafou que está se sentindo uma pessoa privilegiada por estar fazendo um curso tão importante. “ Eu tenho certeza que esse curso só vai me fazer crescer” diz ele.

Já para a aluna Joice Galvão, essa é uma oportunidade única, pois agora ela pode ter as melhores perspectivas nesta nova etapa de sua vida. “Vou estudar muito para ter um bom desempenho e ser escolhida para o estágio na empresa Ômega”, falou ela.

Fonte: Governo do Estado de Piauí

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s