Tereos e Scania apresentam ônibus que circula com novo biocombustível durante a COP 21

No último sábado (5/12), a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, apresentou mais uma das inovações na luta contra o aquecimento global, principal tema de discussão na 21ª Conferência das Partes (COP 21), e levou seus convidados da “Cúpula de Prefeitos para a COP 21” para um passeio em um ônibus movido a um novo tipo bioetanol, derivado de resíduos vegetais e produzido pela Tereos na bacia parisiense. O motor do veículo foi desenvolvido pela Scania.

O automóvel foi denominado de “Ônibus do Clima” e utiliza um novo conceito de combustível limpo, composto por até 95% de bioetanol derivado de resíduos de plantas que sobram da fabricação de açúcar e por 5% de um aditivo não petrolífero. O aproveitamento de sobras da produção segue a linha da economia circular, uma das atividades presentes nas unidades industriais do Grupo Tereos.

Semelhante ao etanol brasileiro, produzido a partir da cana-de-açúcar, este novo biocombustível desenvolvido na França pela Tereos reduz em até 90% as emissões de gases poluentes se comparado a um motor movido a diesel. Além disso, também não emite nenhuma partícula fina durante o processo de queima no motor do veículo.

“O etanol é um biocombustível que pode ser produzido localmente e em grande escala a partir de resíduos de matérias-primas agrícolas. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a cidade de Paris e a Scania para apresentar este ônibus que utiliza 95% de energia renovável”, ressalta Alexis Duval, Presidente do Grupo Tereos.

A parceria entre Scania e Tereos foi uma iniciativa por ocasião da COP 21 para apresentar a visão compartilhada de energia renovável de ambas as companhias. “O etanol é um dos combustíveis renováveis mais viáveis para o transporte urbano. Ele pode contribuir, desde já e de uma maneira muito simples, para o estabelecimento de um sistema de transportes sustentável”, destaca Mats Gunnarsson, Presidente e Diretor Geral da Scania France.

Sobre a Scania

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões, ônibus e veículos pesados e de motores industriais e marítimos. Os serviços associados aos produtos são uma parte crescente das atividades da empresa, que fornece soluções de transportes rentáveis a seus clientes e disponibilidade máxima de veículos. A Scania também fornece produtos de financiamentos. Com aproximadamente 42 mil funcionários, a Scania opera em cerca de uma centena de países. As atividades de pesquisa e desenvolvimento estão concentradas na Suécia, enquanto a produção tem lugar na Europa e na América do Sul, apoiada pelo excelente meio de troca, tanto de componentes como veículos completos, a nível global. A Scania France vende os veículos pesados da marca em todo o território francês por meio de uma rede constituída de uma centena de pontos. Presente na França (Angers) desde 1992, Scania Production Angers recentemente montou seu 200.000º caminhão.

Sobre a Tereos

Terceiro maior grupo de açúcar do mundo, a Tereos é especializada na transformação de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. O Grupo tem também posições de liderança nos mercados de álcool (primeiro na Europa) e amido (terceiro na Europa). A Tereos tem 43 unidades industriais e emprega 24.000 pessoas em quatro continentes. Em 2014/15, o Grupo registrou 4,3 bilhões de euros em receitas. Como grupo cooperativo, a Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e atua com uma visão de longo prazo: a adição de valor às matérias-primas agrícolas, contribuindo para o fornecimento de alimentos de qualidade.

Fonte: cdn Comunicação

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s