Bomba para poço movida a luz solar é alternativa para quem não tem acesso a energia elétrica

Energia solar é alternativa para captação de água na agricultura com economia.

ImageProxy (1)

Imagem: divulgação

O uso da energia solar na agricultura vem se popularizando. Além de painéis para aquecimento, agropecuaristas tem encontrado em sistemas de captação de água movidos a irradiação solar, a solução para obtenção de grandes quantidades de água com economia de custos na conta de energia. É o caso do pecuarista de Campo Grande, José Carlos Zanenga, que instalou um sistema de bombeamento de água com energia solar da Anauger, e conseguiu potencializar o trabalho com seu rebanho, economizando energia. “Tinha um poço em local íngreme e isso me demandava muito trabalho, além do uso de bombas a gasolina, que ofereciam um alto gasto. Agora, usando a captação de água com luz do sol, não preciso me preocupar, pois nunca falta água. Meu rebanho aumentou de tamanho e eu reduzi custos de produção”, conta o pecuarista.

O sistema de bombeamento da Anauger funciona através de tecnologia fotovoltaica. A luz solar, armazenada nos painéis passa pelo  driver  que a converte em energia elétrica promovendo o funcionamento da bomba. Em um dia de sol intenso, é capaz de bombear mais de oito mil litros de água ininterruptamente. Pelo fato de o driver  guardar energia, não há a preocupação com dias nublados, pois o sistema funcionará com o mesmo desempenho.  Conta com dois modelos: P100, indicado para poços e R100 para reservatórios maiores e cisternas.

Para o Diretor Comercial da Anauger, Marco Aurélio Gimenez, uma das premissas da empresa no desenvolvimento do produto foi de oferecer alternativas eficazes para captação de água com baixos custos.  “Com a recessão econômica que o País enfrenta, os agropecuaristas estão procurando cada vez mais formas de reduzir custos e potencializar suas propriedades. Muitos desses trabalhadores encontraram no sistema anauger solar essa ajuda. A maioria dos nossos clientes retorna após aproximadamente um ano para adquirir uma nova bomba, tamanha a economia”, disse.

Sobre a Anauger

A Anauger é empresa líder na fabricação de bombas para poços, com 47 anos de história. Seus produtos estão presentes em mais de 20 países. Nasceu em São Bernardo do Campo (SP) e em 1988, pela necessidade de expansão, mudou seu parque fabril para a cidade de Itupeva, cerca de 70 quilômetros de São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Anúncios

7 comentários sobre “Bomba para poço movida a luz solar é alternativa para quem não tem acesso a energia elétrica

  1. Oi Waldo, não entendemos o que você está procurando exatamente. Será que você quer exemplos de ecovilas?
    Temos algumas matérias de vilas que deram certo. Esperamos ter ajudado. Qualquer outra dúvida, entre em contato!

    https://casadasustentabilidade.wordpress.com/2015/05/10/o-que-as-cidades-tem-a-aprender-com-esta-pequena-vila-sustentavel-de-70-habitantes/
    https://casadasustentabilidade.wordpress.com/2015/03/16/vikings-ja-tinham-vila-sustentavel-com-telhados-verdes-ha-1000-anos/

    Curtir

  2. bombeamento de aguas de chuva de cisternas do agreste paraíbano deve ter bombeamento com energia solar, o governo deveria pensar na seguinte equação:
    Se capta-se aguas de chuvas, a união fomenta a primeira cisterna se o cidadão construir a segunda cisterna, poderia obter um subsidio de 50% do custo da bomba solar, agricultura familiar, mais saúde economia nos hospitais e transportes de doentes.

    Curtir

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s