Com criatividade, mangueiras velhas viram peças de design

Startup cria móveis e acessórios com desenho arrojado aproveitando mangueiras de bombeiro que seriam descartadas.

 

espreguiçadeira sustentável

A espreguiçadeira tem todo o apoio feito a partir de mangueiras do corpo de bombeiros (Foto: Oxgut / Reprodução)

Depois de cumprir por vários anos a nobre missão de salvar vidas combatendo incêndios, as mangueiras do corpo de bombeiros norte-americano costumavam ter destino certo: o lixão. LauraLe Wunsch, fundadora da empresa de design Oxgut Hose, no entanto, enxergou nas peças aposentadas uma sobrevida mais condizente com seu passado heroico. A então produtora publicitária estava empenhada em fazer um projeto de decoração particular e, ao saber que as mangueiras antigas eram descartadas, resolveu utilizar o material para construir móveis novos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao visitar o corpo de bombeiros, Wunsch esperava conseguir apenas alguns poucos metros de mangueira como doação. Para o espanto dela, foi agraciada com 1.500 metros do material. Com a matéria-prima em mãos e a ideia na cabeça, a publicitária da Califórnia foi atrás de designers locais interessados em reaproveitá-las para construir móveis e outros objetos modernos e arrojados.

Os primeiros móveis construídos foram cadeiras, cujos assentos e encostos são feitos com tiras das mangueiras de bombeiros. As tiras conservam marcas que revelam seu passado no combate de incêndios, como o número do departamento do corpo de bombeiros a que pertenceram, e sinalizações, como as que indicam “saída”.

Para transformar a ideia em negócio, em 2013 LauraLe recorreu à plataforma de financiamento colaborativo Kickstarter. O projeto foi um sucesso e, em poucos dias, a meta estabelecida foi atingida.

Atualmente, a empresa diversificou seu portfólio e vende não apenas cadeiras, mas também tapetes, bolsas e colchões. Parte do lucro da Oxgut é destinado a institutos que cuidam de pessoas vítimas de queimaduras. Assim, as mangueiras continuam seu legado de salvar vidas.

Fonte: Tecnologia Terra

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s