3 projetos verdes indicam as principais tendências da arquitetura sustentável

Intervenção em prédio corporativo, casa no litoral e outra na cidade grande destacam preocupação ambiental.

Com a escassez de recursos, especialmente energia e água, e a crescente preocupação com o aumento da temperatura global, a arquitetura se apresenta como uma frente de propostas para vivermos melhor nas próximas décadas. Já estamos perto do dia em que projeto verde será uma redundância. Mas, enquanto esse momento não chega, conheça o que tem sido pensado por arquitetos e ambientalistas para reduzir impactos e buscar qualidade de vida para as próximas gerações.

AMZ Arquitetos

Residência em São Paulo
AMZ Arquitetos

A casa desenhada pelo escritório AMZ Arquitetos e que está sendo construída no bairro de Alto de Pinheiros atualiza o conceito de chácara e ainda o insere no meio da cidade grande. O projeto traz uma solução inovadora ao transformar o telhado em um enorme gramado com acesso por rampa. Isso permite multiplicar a área permeável e proporcionar conforto térmico. Há espaço até para horta, localizada sobre o bloco de serviços. Painéis foto voltaicos geram energia elétrica, enquanto um sistema solar garante o aquecimento da água. “A construção respeita a topografia original do terreno, que significa menor movimentação de terra”, diz Pablo Alvarenga, um dos sócios do escritório ao lado de Manoel Maia e Adriana Zampieri. Ventilação cruzada e iluminação natural ajudam a reduzir a dependência energética.

David Ito

Residência no litoral
Por David Ito

O arquiteto paulista David Ito realizou um feito ao vencer o International Property Awards, premiação realizada em Londres, com seu projeto L23, construído em Ubatuba, no litoral paulista. A região, bastante chuvosa, o fez criar sistemas de aproveitamento de água e também de ventilação natural que oferecesse conforto térmico. Seu novo projeto é novamente localizado em Ubatuba, no condomínio que está sendo construído pela Bio Empreendimentos e batizado de Recanto. O desenho tem a preocupação de interferir o mínimo possível no terreno e de se fazer valer do sol e do vento para reduzir o gasto energético. Haverá captação de água da chuva, aquecimento solar e mecanismos para garantir baixa manutenção. A casa, de 130 metros quadrados em um terreno de 420 metros quadrados, servirá de referência para as próximas construções. Futuros moradores receberão um guia de construção sustentável e informações sobre a estação de triagem de recicláveis e compostagem coletivas.

Citi

Corporativo
Por Ricardo Cardim/SkyGarden Envec

A parede verde do edifício do Citibank, na Avenida Paulista, em São Paulo, recebeu revestimento de 90 metros quadrados. “Foi um desafio por causa da luminosidade baixa, o que nos levou a escolher uma vegetação acostumada ao chão de floresta e que recebe pouca luz”, explica Ricardo Cardim, diretor da empresa SkyGarden Envec de paisagismo sustentável. A parede utiliza um tipo de terra não estraga e pode se manter estável por mais de vinte anos, sem que a vegetação tenha de ser trocada.

A irrigação é automatizada e feita por gotejamento, na hora de menor evaporação do dia, para economizar o máximo possível de água. Por outro lado, a água usada pelas plantas retorna através da transpiração vegetal, umidificando o ar, reduzindo a temperatura local e amortecendo o barulho. Também foi planejada para servir de abrigo a pássaros. “Nosso sonho é replicar o que foi feito lá em outros prédios da Avenida Paulista, que, embora seja um cartão postal cidade, é uma ilha de calor pela falta de verde”, diz Cardim. O Citibank planeja replicar o projeto na face que dá para os fundos do edifício.

Por Mariana Barros

Fonte: Veja

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s