Esse aparelho tira o dióxido de carbono do ar e o transforma em recursos úteis

climeworks

OS FILTROS RESPONSÁVEIS POR CAPTAR O AR E ISOLAR O DIÓXIDO DE CARBONO (FOTO: CLIMEWORKS/reprodução)

A expressão “matar dois coelhos com uma cajadada só” parece ter sido feita sob medida para essa tecnologia desenvolvida pela suíça Climeworks: ao retirar dióxido de carbono da atmosfera, o equipamento desenvolvido pela empresa tambémproduz energia que pode ser aproveitada como combustível de veículos e na produção de bebidas, por exemplo.

A tecnologia funciona da seguinte maneira: um aparelho chamado Direct Air Capture(Captura Direta do Ar, em português) suga o ar pra dentro de uma turbina que possui um filtro em seu interior. O filtro deixa passar todas as moléculas presentes no ar, menos as de dióxido de carbono, que são retidas e absorvidas. O ar que sai da unidade está muito mais puro que o ar que entrou, o que, por si só, já seria um avanço e tanto.

Depois disso, o filtro, repleto de dióxido de carbono, é aquecido a 95°C, fazendo com que novamente as moléculas sejam liberadas e coletadas, criando um gás que é praticamente dióxido de carbono puro e pode servir como uma matéria-prima bastante útil: a montadora alemã Audi, por exemplo, é parceira da Climeworks nesse projeto e quer usar esse dióxido de carbono sobressalente no seu projeto de e-fuels, o programa de energia renovável da empresa que utiliza apenas quatro elementos para produzir energia: água, luz solar, micro-organismos unicelulares e dióxido de carbono. Esse gás rico em CO2 também pode ser utilizado na fabricação de refrigerantes e no cultivo de plantas em estufas comerciais.

Outro diferencial desses filtros é a versatilidade que eles apresentam: o dispositivo pode funcionar de maneira independente ou ser acoplado à uma indústria já existente,aproveitando o seu calor residual para a etapa de aquecimento do filtro e captura do dióxido de carbono. A primeira indústria a operar com o sistema deve ser inaugurada em 2016.

Fonte: Revista Galileu

Anúncios

Ajude na discussão do tema. Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s